Saiba tudo sobre a segunda maior criptomoeda do mundo, o Ethereum

CriptoFácil

Publicado 01.03.2023 08:00

Atualizado 01.03.2023 08:10

Saiba tudo sobre a segunda maior criptomoeda do mundo, o Ethereum

CriptoFácil -

h2 O que é Ethereum/h2

Ether é uma criptomoeda que foi lançada em 2015 por Vitalik Buterin, um jovem programador de origem russa. De certa forma inspirada no Bitcoin, a moeda digital é baseada em tecnologia blockchain, um registro digital descentralizado que permite a criação de contratos e aplicativos descentralizados.

A principal diferença entre Ethereum e Bitcoin é que o Ethereum permite a criação de contratos inteligentes, que são programas que se auto executam quando determinadas condições são atendidas. Isso é responsável por abrir um grande leque de possibilidades, como por exemplo, a criação de tokens baseados no Ethereum, que são ativos digitais que podem ser usados para representar diferentes coisas, como ações, bens ou votos.

Os contratos inteligentes também possibilitam o desenvolvimento de aplicativos descentralizados, conhecidos como dApps, que são basicamente programas que não dependem de uma autoridade central para funcionar. Isso significa que os dApps são mais seguros e transparentes, já que não podem ser manipulados ou controlados por uma única entidade, como uma pessoa ou empresa por exemplo.

Outra vantagem do Ethereum é o fato de que ele permite a criação de soluções de descentralização para problemas do mundo real, como por exemplo, a gestão de ativos, a votação eletrônica e a gestão de identidade.

O Ethereum também possui um ecossistema econômico próprio, com a utilização de sua criptomoeda nativa, o Ether (ETH). Essa moeda é utilizada no pagamento das taxas de transação e computação na rede Ethereum, e também pode ser utilizada como forma de investimento, semelhante ao Bitcoin.

Embora Ethereum tenha sido criado como uma criptomoeda, ele é muito mais do que isso. Ele é uma plataforma que permite a criação de aplicativos descentralizados e contratos inteligentes, o que abre muitas possibilidades para o futuro, incluindo os NFTs e o metaverso que são derivados do ecossistema Ethereum.

De maneira simplificada, o Ethereum é um ecossistema inovador que permite a criação de contratos inteligentes e aplicativos descentralizados, além de possuir sua criptomoeda nativa, o Ether. Isso faz com que muitas pessoas vejam Ethereum como um bom investimento e uma tecnologia com grande potencial para o futuro, inclusive, atualmente, o Ether ocupa a posição de segunda maior criptomoeda do mundo.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

h2 O que é blockchain/h2

Blockchain é uma tecnologia de registro distribuído que permite a criação de uma base de dados compartilhada e imutável. É semelhante a um livro razão de um banco, onde são anotadas todas as transações e condições, porém, de forma digital e totalmente descentralizada. No contexto das criptomoedas, o blockchain é utilizado para registrar transações em criptomoedas de forma segura e transparente. O Ethereum é uma criptomoeda que utiliza a tecnologia blockchain para criar uma plataforma descentralizada, e também permitir a criação e execução de contratos inteligentes.

O blockchain do Ethereum é diferente do blockchain do Bitcoin, pois permite a criação de aplicações descentralizadas, conhecidas como dApps, que podem ser utilizadas para uma variedade de propósitos, como votação eletrônica, transferência de ativos digitais, entre outros tipos de dApps. Além disso, o Ethereum permite a criação de tokens personalizados baseados em sua rede, chamados ERC-20, que podem ser utilizados para representar ativos digitais, como moedas digitais, ações e até mesmo títulos de dívida.

Outra diferença importante entre o blockchain do Ethereum e o blockchain do Bitcoin é a capacidade de processamento. O blockchain do Ethereum foi projetado para processar uma quantidade maior de transações por segundo do que o blockchain do Bitcoin. Isso é possível através do uso de um mecanismo de consenso chamado de Proof of Stake, que é mais eficiente em termos de consumo de energia elétrica do que o mecanismo de consenso utilizado pelo Bitcoin, chamado de Proof of Work.

Inclusive, em 2022 o Ethereum passou por uma atualização que ficou conhecida como “The Merge”, onde foi alterado o mecanismo de consenso da rede, que antes era o Proof of Work, e passou a ser totalmente Proof of Stake, o que diminuiu 99% do consumo energético da rede.

h2 Qual a diferença entre Proof-of-Work e Proof-of-Stake/h2

O Proof of Work (PoW) e o Proof of Stake (PoS) são dois algoritmos ou mecanismos de consenso, que são utilizados para validar transações e manter a segurança da rede blockchain. Ambos são utilizados para garantir o consenso entre os nós da rede, mas funcionam de maneira diferente.

O Proof of Work é o algoritmo utilizado pelo Bitcoin e a maioria das criptomoedas baseadas em sua tecnologia. Nesse algoritmo, os mineradores precisam ceder o seu poder computacional para resolver problemas matemáticos complexos, e desse modo, minerar novos blocos e validar transações. O primeiro minerador a resolver o problema é recompensado com uma certa quantidade de criptomoedas. No entanto, esse processo consome muita energia, além de ser necessário o uso de equipamentos especiais para minerar.

Já o Proof of Stake é um algoritmo mais recente e é utilizado por criptomoedas como o Ethereum. Nesse mecanismo de consenso, os participantes precisam alocar uma quantidade de criptomoedas para validar transações e minerar novos blocos. A recompensa é proporcional à quantidade de criptomoedas colocadas em jogo. Isso significa que, quanto mais criptomoedas você tem aportadas em stake, maior é a sua chance de minerar um novo bloco e ser recompensado. Inclusive, esse algoritmo consome menos energia e não requer equipamentos especiais para minerar, podendo ser considerado um mecanismo ecológico.

Outra diferença entre PoW e PoS é que, no PoS, os mineradores são escolhidos aleatoriamente, enquanto no PoW, quem tem mais poder de processamento tem mais chances de minerar um novo bloco. Além disso, no PoS, é necessário ter uma quantidade significativa de criptomoedas para se tornar um minerador, o que acaba sendo mais viável para investidores com baixo capital.

h2 Vale a pena investir em Ethereum?/h2

Investir em Ethereum pode ser uma boa escolha para aqueles que buscam diversificar sua carteira de investimentos. A criptomoeda é considerada a segunda maior do mercado, atrás somente do Bitcoin, e tem uma grande comunidade de desenvolvedores trabalhando constantemente para melhorar sua tecnologia.

Uma das principais vantagens do Ethereum é a sua plataforma de contratos inteligentes, que permite que desenvolvedores criem aplicativos descentralizados (dApps) baseados na rede Ethereum. O que abre um grande potencial para aplicações em diversos setores, como finanças, saúde e logística, por exemplo.

Outra vantagem do Ethereum é que ele utiliza a tecnologia de prova de participação (proof of stake), o que significa que os mineradores validam transações com base na quantidade de moedas que possuem, ao contrário da prova de trabalho (proof of work) como é o caso do Bitcoin. O que acaba sendo mais inclusivo, pois, não é necessário gastar valores altos com equipamentos ou energia elétrica.

No entanto, é importante lembrar que o mercado de criptomoedas é altamente volátil e pode haver grandes variações de preço a curto prazo. Além disso, é preciso estar atento à regulamentação e possíveis mudanças na tecnologia que possam afetar o valor da moeda.

h2 Como comprar Ethereum/h2

Comprar Ethereum é um processo simples, mas que requer alguns cuidados. A primeira coisa a se fazer é escolher uma corretora de criptomoedas confiável, que é a plataforma onde são feitas as negociações de compra e venda.

Depois de escolher uma corretora, basta criar sua conta e realizar um depósito, após isso já será possível comprar Bitcoin ou outras criptomoedas que estiverem disponíveis na exchange. É importante estudar sobre o projeto e fundamentos da criptomoeda antes de fazer a compra. Além disso, é importante manter-se atualizado sobre as notícias e tendências do mercado para tomar as melhores decisões.

É importante lembrar que as criptomoedas são altamente voláteis e que os preços podem subir e cair rapidamente. Por isso, é importante investir apenas o dinheiro que se pode perder e não colocar todos os ovos em uma só cesta, sendo assim, procure diversificar seus investimentos de uma forma inteligente, de modo que você possa diminuir os riscos e maximizar os lucros.

Aviso: O texto apresentado nesta coluna não reflete necessariamente a opinião do CriptoFácil.

Leia também: O que é Shangai e o que a atualização irá mudar no Ethereum

Leia também: Token de metaverso salta 400% após anúncio de parceria com Meta e Telefonica (BME:TEF)

Leia também: MATIC pode perder suporte de US$ 1 e entrar em tendência de baixa

Por CriptoFácil

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações