SBF nega acusações de fraude e diz que FTX vai liberar os saques “em breve”

CriptoFácil

Publicado 01.12.2022 16:22

Atualizado 01.12.2022 16:41

SBF nega acusações de fraude e diz que FTX vai liberar os saques “em breve”

CriptoFácil - Sam Bankman-Fried (SBF), fundador ex-CEO da FTX, participou remotamente do New York Times Dealbrook Summit na quarta-feira (30). O executivo afirmou que não teve intenção de cometer fraudes e que a FTX US segue solvente.

De acordo com SBF, os problemas na FTX decorreram de um “erro contábil” na plataforma, não por intenção de fraude. Além disso, ele afirmou que a FTX deve liberar os saques dos clientes “em breve”.

h2 Sam Bankman-Fried na alavancagem da Alameda/h2

No evento, SBF participou de maneira virtual e respondeu a uma série de perguntas sobre o colapso da FTX. O entrevistador começou perguntando se a falência resultou de um erro contábil ou de uma “fraude maciça”.

De fato, SBF se defendeu no Twitter e afirmou que não teve intenção de cometer fraude. E a sua resposta foi nesse sentido. “Nunca tentei cometer fraude com ninguém. Fiquei chocado com o que aconteceu este mês”, afirmou o ex-CEO.

Em seguida, o entrevistador leu uma carta de um ex-cliente da FTX alegando que ele havia perdido US$ 2 milhões na exchange. De acordo com a carta, o investidor perdeu as economias de uma vida inteira quando a exchange bloqueou os saques.

SBF respondeu explicando que a Alameda Research tinha mais alavancagem do que ele imaginava. A empresa se excedeu particularmente no uso do tokens FTT como garantia.

Quando o token caiu 90% no início do mês, as posições de margem da mesa de operações foram compensadas na FTX Trading. Mas a FTX não tinha “nenhuma capacidade realista para liquidar essa posição”.

Quando questionado sobre onde a FTX conseguiu o dinheiro para emprestar à Alameda, SBF foi evasivo e afirmou que “não juntou fundos conscientemente”. Ou seja, não utilizou os fundos dos clientes de forma deliberada para repassar à Alameda.

Em vez disso, ele apontou inúmeras falhas de supervisão de sua parte em relação ao tamanho do comércio da Alameda.

h2 SBF cometeu fraude?/h2

Apesar das alegações da SBF, o entrevistador não recuou e fez referência a um relatório do Wall Street Journal alegando que Carloine Elison, CEO da Alameda, usou fundos de clientes FTX para cobrir chamadas de margem em sua empresa

Conforme o relatório, SBF e o chefe de engenharia da FTX, Gary Wang sabiam disso. A Reuters afirmou que Wang criou uma “porta dos fundos” na FTX, permitindo que SBF alterasse o registro financeiro da empresa.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

SBF não forneceu uma resposta direta a essa pergunta, mas citou novamente uma discrepância entre as finanças auditadas da FTX e a “exibição do painel” da posição de alavancagem da Alameda.

O ex-CEO também argumentou que a FTX e a Alameda reduziram suas conexões desde 2019, sendo que esta última representa apenas 2% do volume da FTX até 2022.

Apesar dos problemas da FTX, Bankman-Fried afirmou que a FTX US não é insolvente, repetindo comentários de uma entrevista na terça-feira, quando disse que se arrependia de ter declarado falência na filial dos EUA.

“Até onde sei, a plataforma é totalmente solvente. Acredito que as retiradas podem ser abertas hoje e que todos podem ficar inteiros com isso”, disse ele. Mas SBF não afirmou quando – ou se – a FTX pretende retomar os saques.

Por fim, SBF foi questionado sobre por que a FTX não possuía um diretor financeiro, mas a entrevista acabou subitamente antes que ele respondesse.

Por CriptoFácil

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações