SEC alerta para riscos no mercado cripto antes de aprovação de ETFs

Investing.com  |  Autor Günay Caymaz

Publicado 08.01.2024 13:55

Investing.com - A Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC) orientou os investidores a não cederem ao medo de perder oportunidades nos criptoativos durante o processo decisório sobre os fundos negociados em bolsa (ETFs) do setor. A agência também informou que está em conversas com as empresas que protocolaram pedidos de ETFs.

A manifestação da SEC, às vésperas da decisão sobre os fundos, prevista para esta semana, gerou dúvidas sobre o destino dos pedidos: se serão negados ou adiados novamente.

O alerta da agência sobre o medo de ficar de fora de alguns investidores gerou especulações no mercado cripto. Em uma publicação feita em 6 de janeiro, o Departamento de Educação de Investidores da SEC divulgou um aviso sobre os riscos envolvidos nas criptomoedas, incluindo as moedas meme e os NFTs (tokens não fungíveis).

A autarquia já havia emitido avisos semelhantes em janeiro de 2021 e março de 2022. Agora, a nova declaração, na iminência das decisões sobre os ETFs, dividiu os investidores, enquanto os mais otimistas viram nela um indício de que o ETF de bitcoin vista poderia ser aprovado nesta semana.

SEC recomenda cautela com influenciadores do mercado/h2

No aviso, a comissão também ressaltou a importância de evitar investimentos baseados em recomendações de figuras populares do mercado. A SEC já havia aplicado multas a celebridades que fizeram propaganda de alguns projetos de criptomoedas no passado. A agência alertou ainda que esses projetos podem parecer muito atraentes em momentos de expectativa pelo mercado, mas podem resultar em grandes perdas quando o humor dos investidores mudar.

Mercado cripto aguarda ansiosamente pela aprovação do ETF/h2

O mercado de criptomoedas está na expectativa pela decisão da SEC sobre o ETF de bitcoin. Especialistas acreditam que os pedidos que atenderem aos requisitos da comissão serão aprovados até 10 de janeiro. A declaração de precaução da SEC foi vista por muitos analistas como um sinal de prudência diante do entusiasmo que pode surgir com a aprovação do ETF.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações