SEC aumenta pressão sobre criptomoedas, com ações contra Tron e Coinbase

Investing.com  |  Autor Geoffrey Smith

Publicado 23.03.2023 05:38

Por Geoffrey Smith

Investing.com – As autoridades dos EUA aumentaram a pressão sobre o criptomercado na quarta-feira, 22, ao abrir um processo contra o fundador da Tron, Justin Sun, ameaçando fazer o mesmo com a Coinbase (NASDAQ:COIN).

Em uma ação que novamente coloca em questão o modelo de negócios das exchanges de criptos , a SEC, comissão de valores mobiliários dos EUA, formalmente processou Sun por distribuir ilegalmente tokens, como Tronix e BitTorrent, bem como por manipular seus mercados, em vista da sua aparente estabilidade e liquidez.

A SEC também abriu processos contra celebridades pagas por Sun para promover os ativos em redes sociais, como a atriz Lindsay Lohan e o rapper Soulja Boy.

Além disso, a SEC notificou a Coinbase, maior exchange de criptomoedas dos EUA, indicando que pretende iniciar uma ação contra a empresa por supostamente fazer a distribuição ilegal de valores mobiliários.

As ações da Coinbase, que já se desvalorizaram 70% desde a abertura de capital em 2021, recuaram mais 10% após o horário regular do pregão. Já o bitcoin e outros ativos digitais se desvalorizaram mais de 3%. Isso se deveu principalmente ao suporte de entusiastas que apostam no colapso do sistema financeiro tradicional, já que o Federal Reserve aumentou as taxas de juros novamente na quarta-feira.

“Com base em discussões com a equipe, acreditamos que tais medidas estejam relacionadas a aspectos do mercado à vista da empresa, serviço de staking Coinbase Earn, Coinbase Prime e Coinbase Wallet”, declarou a Coinbase em um documento regulatório.

Os serviços de staking, em particular, com seus altos rendimentos e dependência de esforços de outros, em vez de investidores, para gerar valor, estão na mira da SEC há anos, mas o escrutínio se intensificou recentemente, após o colapso da FTX. A exchange rival Kraken fechou seu serviço de staking em fevereiro e concordou em pagar US$ 30 milhões por não registrá-lo na SEC.

Mas a gerência da Coinbase não se intimidou com a ação.

“Entendamos que tudo isso faz parte da jornada para reformar nosso sistema financeiro e afirmamos que estamos agindo de acordo com a lei, agradecendo a oportunidade de oferecer mais explicações na justiça”, declarou o CEO Brian Armstrong no Twitter.

A Coinbase e outras empresas do setor conseguiram, por mais de uma década, explorar a controvérsia sobre qual órgão tinha poderes para regular sua atividade: a SEC ou a Comissão de Negociação de Futuros de Commodities (CFTC). Enquanto a CFTC considera os criptoativos como commodities, a SEC os enxerga como valores mobiliários, visão que ganhou força à medida que os serviços de staking começaram a ganhar popularidade.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Cabe ressaltar que uma notificação Wells nem sempre leva à abertura de processos ou indica uma violação à lei.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações