Secretaria do Tesouro cita UST da Terra (LUNA) e pede por regulamentação de stablecoins

Criptonizando

Publicado 11.05.2022 09:30

Atualizado 11.05.2022 10:14

Secretaria do Tesouro cita UST da Terra (LUNA) e pede por regulamentação de stablecoins

Janet Yellen, a Secretária do Tesouro dos EUA, afirmou hoje que as stablecoins precisam ser regulamentadas este ano, citando o colapso da stablecoin UST, nativa do protocolo Terra (LUNA).

Em uma audiência na terça-feira, Yellen disse que, embora os ativos digitais possam “promover a inovação”, eles também podem “apresentar riscos para o sistema financeiro”.

Stablecoins são criptoativos indexados ou programados para rastrear o preço de moedas fiduciárias como o dólar americano ou euro, ou mesmo commodities, como o ouro, e são muito importantes para o cripto-mercado atualmente.

Entre outros casos de uso, as stablecoins são os ativos que os traders de criptoativos usam para entrar e sair de posições em exchanges.

Os problemas do UST aconteceram porque, ao contrário de outras grandes stablecoins (como Tether e USDC, que estão à frente do UST em termos de valor de mercado), o UST não é apoiado por uma moeda fiduciária em um banco ou algum equivalente.

Em vez disso, UST é uma stablecoin algorítmica que é mantida por bitcoin e outros ativos de reserva, além de incentivos econômicos para manter sua indexação.

Quando os investidores querem cunhar mais UST, eles precisam queimar o outro token nativo do Terra, LUNA, o que significa que alguns tokens LUNA são removidos de circulação para criar novos tokens UST.

No passado, esse mecanismo funcionou para manter o preço do UST estável em relação ao dólar.

No entanto, o preço da stablecoin começou a colapsar conforme o preço do bitcoin e da LUNA desabaram no mercado.

Os problemas da UST persistiram até segunda-feira, quando o preço do criptoativo caiu para um nível mais baixo de todos os tempos, já que os traders venderam apressadamente seus tokens.

A Secretaria do Tesouro comentou:

“Uma stablecoin conhecida como TerraUSD passou por uma corrida e caiu de valor. Acho que isso simplesmente ilustra que este é um produto em rápido crescimento e que há riscos em rápido crescimento.

Novos produtos e tecnologias podem apresentar oportunidades para promover a inovação e aumentar a eficiência.

No entanto, os ativos digitais podem apresentar riscos para o sistema financeiro e é necessária uma atenção regulatória maior e coordenada.”

A secretária Yellen acrescentou que “é importante, até mesmo urgente” que o Congresso aprove a legislação sobre stablecoins até o final deste ano.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

O governo Biden vem trabalhando para trazer os emissores de stablecoins sob o mesmo regime regulatório dos bancos .

Em março, o presidente emitiu uma ordem executiva pedindo que o governo federal dos EUA coordenasse seus esforços na regulação das criptomoedas.

Por Criptonizando

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações