Suécia pede proibição de mineração de criptomoedas na União Europeia

CriptoFácil

Publicado 08.11.2021 12:45

Atualizado 08.11.2021 13:10

Suécia pede proibição de mineração de criptomoedas na União Europeia

Em um comunicado divulgado recentemente, a Autoridade Sueca de Supervisão Financeira propôs a proibição da mineração de criptomoedas em países da União Europeia. De acordo com o regulador, a atividade de mineração de Bitcoin e de outros criptoativos com base no algoritmo de Prova de Trabalho (PoW) poderia impedir o país e a UE de cumprir o Acordo de Paris sobre Mudanças Climáticas.

O comunicado foi assinado pelo chefe da Autoridade de Supervisão Financeira, Erik Thedéen, e pelo chefe da Agência de Proteção Ambiental, Björn Risinger.

No documento, eles pediram a proibição da mineração de ativos digitais “com uso intensivo de energia”.

h2 Mineração de criptomoedas /h2

De acordo com as autoridades, a mineração de criptomoedas gera emissões de até 120 milhões de toneladas de CO2 na atmosfera por ano. Isso é equivalente à pegada de carbono de 100 milhões de voos de ida e volta entre a Suécia e a Tailândia.

As agências disseram também que há estimativas de que Bitcoin e Ethereum juntos usam quase duas vezes mais eletricidade que toda a Suécia em um ano.

Além disso, o documento destacou que a proibição da mineração na China fez os mineradores migrarem para países nórdicos. Com isso, houve um aumento significativo do consumo de eletricidade para mineração nesses países.

Até mesmo o uso de energia renovável por parte dos mineradores não é bem visto pelos reguladores suecos:

“Os produtores de criptoativos desejam usar mais energia renovável e estão aumentando sua presença na região nórdica. A Suécia precisa da energia renovável usada pelos produtores de criptoativos para a transição climática de nossos serviços essenciais. E o aumento do uso por mineradores ameaça nossa capacidade de cumprir o Acordo de Paris. A mineração de criptoativos com alto consumo de energia deve, portanto, ser proibida.”

h2 Outras críticas aos criptoativos /h2

Além de criticar o consumo pela mineração, as agências afirmaram que os riscos das criptomoedas para o investidor são significativos.

Ao mesmo tempo, alegaram que os ativos digitais são comumente usados ​​para fins criminosos. Eles mencionaram especificamente a lavagem de dinheiro, financiamento do terrorismo e pagamentos de ransomware.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Com base nisso, os reguladores pedem que a UE considere a proibição da mineração via Prova de Trabalho.

Como alternativa, destacam que existem outros métodos de mineração que podem ser usados ​​para Bitcoin e Ethereum. Conforme destacaram as agências, os outros métodos “estimam reduzir o consumo de energia em 99,95%”.

Por fim, eles sugerem que as empresas de criptoativos minerados via PoW não sejam autorizadas a se descreverem como sustentáveis.

Por CriptoFácil

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações