Tether apoiou USDT com títulos chineses, revelam documentos

CriptoFácil

Publicado 16.06.2023 12:55

Atualizado 16.06.2023 13:06

Tether apoiou USDT com títulos chineses, revelam documentos

CriptoFácil - A Tether, emissora da maior stablecoin do mercado, a USDT, apoiou parcialmente sua moeda digital estável pareada ao dólar com títulos chineses por um período de tempo. Foi o que revelaram documentos divulgados pelo procurador-geral de Nova York (NYAG) e acessados pela Bloomberg.

Conforme reportagem publicada nesta sexta-feira (16), a Tether detinha títulos emitidos por empresas como o China Construction Bank Corp (HK:0939). e o Agricultural Bank of China Ltd (SS:601288). No entanto, a Tether se recusou a admitir essa informação na época.

h2 Exposição a títulos chineses/h2

Não é de hoje que se fala que a Tether tinha exposição ao papel comercial chinês. Essas especulações ocorrem pelo menos desde 2021. Contudo, a empresa emissora da USDT nunca confirmou os rumores.

Em outubro de 2021, a Bloomberg publicou outra matéria dizendo ter evidências de que as reservas da Tether de fato incluíam bilhões de dólares em empréstimos de curto prazo para empresas da China.

Na época, a Tether afirmou que não detinha papéis comerciais emitidos pela gigante imobiliária chinesa Evergrande (OTC:EGRNY), que entrou em crise naquele ano e gerou preocupações no mercado de criptomoedas. Mas a emissora da USDT não disse se detinha ou não títulos de outras empresas ou emissores chineses.

Depois, em julho de 2022, a Tether reafirmou que naquele momento, não possuía nenhum papel comercial chinês. Além disso, a empresa criticou o que chamou de “pessimistas que continuam a espalhar falsidades sobre suas participações em papéis comerciais” e disse que eles estavam errados.

Agora, os documentos mostram que havia sim uma exposição a títulos chineses par cobrir o lastro da USDT. De acordo com a Bloomberg, os documentos foram divulgados devido a um pedido de liberdade de informação. Eles fazem parte dos dados coletados pelo NYAG em sua investigação do Tether.

h2 Caso Tether x NY/h2

Na quinta-feira (15), a Tether disse que a procuradoria-geral de Nova York forneceu informações sobre os negócios da empresa ao portal de cripto CoinDesk. De acordo com a Tether, o portal teve acesso a informações reunidas durante um acordo em 2021 com a procuradoria-geral de Nova York.

Em fevereiro de 2021, o NYAG firmou um acordo com a Tether e com a Bitfinex para o pagamento de uma multa de US$ 18,5 milhões. A investigação alegou que nem sempre a stablecoin da Tether era lastreada em 1:1 em dinheiro.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Por CriptoFácil

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações