Todos os criptoativos são títulos, exceto bitcoin, sugere presidente da SEC

Criptonizando

Publicado 28.06.2022 09:02

Atualizado 28.06.2022 14:30

Todos os criptoativos são títulos, exceto bitcoin, sugere presidente da SEC

Gary Gensler, presidente da Comissão de Valores Mobiliários (SEC), reafirmou hoje a visão da instituição de que o Bitcoin é uma commodity, mas se absteve de estender o título a quaisquer outros criptoativos em uma entrevista à CNBC.

Gensler destacou o Bitcoin como um exemplo de um criptoativo que deve ser regulamentado pela Commodity Futures Trading Commission (CFTC), mas não comentou sobre outras moedas ou tokens.

“Alguns, como Bitcoin, e esse é o único, Jim, vou dizer porque não vou falar sobre nenhum desses tokens, meus antecessores e outros disseram, eles são uma commodity”, disse em resposta a uma pergunta de Jim Cramer.

Gensler acrescentou, no entanto, que muitos outros “ativos financeiros cripto têm os principais atributos de um título”, observando que a principal semelhança entre os dois é a ideia de que “o público investidor espera um retorno”.

A estrutura regulatória em torno dos criptoativos centrou-se na interpretação de quais funcionam como títulos, como ações, e quais operam como commodities, como ouro.

A administração anterior da SEC acreditava que o Bitcoin e o Ethereum eram commodities, mas Gensler apenas mencionou o Bitcoin em seus últimos comentários e evitou responder perguntas especificamente sobre o Ethereum.

Antes de Gensler assumir o comando da SEC, a liderança da Comissão havia adotado publicamente a posição de que Bitcoin e Ethereum não são valores mobiliários.

Em 2018, William Hinman, diretor da SEC da Divisão de Finanças Corporativas, disse acreditar que tanto o Ethereum quanto o Bitcoin deveriam ser classificados como commodities porque cada criptoativo era “suficientemente descentralizado” e não tinha uma parte central “cujos esforços são uma chave determinante”.

O assunto se tornou um ponto de discórdia no processo de US$ 1,3 bilhão da SEC em andamento contra a Ripple pela venda do XRP pela empresa, que a SEC afirma ser um título não registrado.

Isso pode ajudar a explicar a relutância de Gensler em comentar sobre o Ethereum ou qualquer outro criptoativo além do Bitcoin.

Sobre a questão de regular os ativos digitais nos EUA, Gensler disse hoje que é principalmente um esforço duplo entre a CFTC e a SEC, mas que também há sobreposição com os reguladores bancários em termos de tratamento de stablecoins.

Ele continuou dizendo que muitos tokens são “potencialmente incompatíveis” e que “há muito trabalho a ser feito para realmente proteger o público investidor”.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Os mercados esperam agora a aprovação de um ETF de Bitcoin spot da SEC, que vem rejeitando todos os pedidos nos últimos anos.

A DCG, maior gestora de bitcoin e criptoativos do mundo, sugeriu que pretende processar a agência reguladora caso ela siga rejeitando ETFs sem razões plausíveis.

O bitcoin é negociado a US$ 21 mil, com queda de 1,53% nas últimas 24 horas.

Qual sua opinião? Deixe na seção de comentários abaixo.

Por Criptonizando

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações