Visa anuncia canal de pagamentos para stablecoins e moedas digitais de banco central

CriptoFácil

Publicado 30.09.2021 12:30

Atualizado 30.09.2021 13:10

Visa anuncia canal de pagamentos para stablecoins e moedas digitais de banco central

A gigante do setor de pagamentos Visa (NYSE:V) (SA:VISA34) não está medindo esforços para adentrar no mercado de criptoativos .

Após investir em empresas de criptomoedas, adquirir NFT por quase R$ 1 milhão e outras ações, a empresa anunciou nesta quinta-feira (30) os esboços do que chamou de “canal universal de pagamentos”.

Na prática, esse canal facilitará as transações entre várias stablecoins e moedas digitais do banco central (CBDCs).

h2 Stablecoins e Moedas digitais /h2

Conforme afirmou a Visa, a ideia é levar às moedas digitais a experiência de pagamento internacional existente.

Em outras palavras, a empresa quer viabilizar pagamentos por algo em outro país com cartão de débito ou crédito que retira fundos de uma conta em seu país de origem.

No sistema de pagamentos internacionais existente, o processo é baseado em moedas nacionais e depende de redes administradas por bancos e cartões de crédito. O que a Visa quer fazer é replicar esse sistema para o ecossistema baseado em blockchain.

Segundo a empresa, como as stablecoins e as CBDCs tendem a se tornar comuns, um sistema deste tipo será essencial.

Em uma entrevista para a Decrypt, a líder de produto Visa para CBDCs, Catherine Gu, descreveu o novo canal como um “hub que irá interagir com carteiras digitais confiáveis”.

Além disso, ela comparou a iniciativa da Visa às soluções da “Camada 2”, sendo desenvolvidas em projetos de criptomoedas. Com esta solução, é possível processar transações iniciais em uma camada separada da blockchain subjacente.

Em seguida, a transação é concluída na blockchain principal. Esse sistema permite que os usuários se beneficiem da velocidade de transação de uma rede tradicional enquanto aproveitam o registro imutável da blockchain.

De acordo com Catherine Gu, o foco do canal de pagamentos universal da Visa está na interoperabilidade. Ou seja, facilitar a troca de uma moeda por outra.

Para facilitar isso, a companhia lançará mão de um contrato inteligente conhecido como “contrato de bloqueio do tempo hash”.

Essa solução, amplamente usada na criptoesfera, garante que ambas as partes de uma transação cumpram o “combinado”.

No entanto, para colocar isso em prática, a Visa precisará do apoio de empresas e governos. Afinal, essas entidades terão que dedicar recursos de desenvolvimento para construir carteiras digitais compatíveis com seu canal universal.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Por CriptoFácil

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações