Vitalik Buterin confirma preocupações de centralização do Ethereum pós-fusão

Criptonizando

Publicado 24.06.2022 12:31

Atualizado 24.06.2022 17:43

Vitalik Buterin confirma preocupações de centralização do Ethereum pós-fusão

Sem dúvidas, uma das maiores expectativas para o mercado de criptomoedas é a entrada definitiva do proof of stake (PoS) na rede Ethereum. No entanto, apreensões com a centralização da plataforma de contratos inteligentes são vistas.

O cofundador do Ethereum demonstrou preocupação com esse tópico. Vitalik Buterin disse que enxerga a possibilidade de riscos de centralização após a fusão que irá mexer com a Mainnet do criptoativo.

Conforme observado por Buterin, a Lido Finance, plataforma que oferece serviço de staking a baixo custo, possui a maior fatia do Ethereum apostado no mercado.

Cerca de um terço do ETH em staking foi depositado na Lido, que, em teoria, poderia perturbar a rede da criptomoeda após a fusão.

Mas apesar da preocupação, Buterin apontou que é importante que os investidores não esperem pelo pior cenário e nem tenham preocupações excessivas com a questão.

“Primeiro de tudo, se você tem um terço dos depósitos de Ether na Beacon chain, não pode reverter a cadeia ou qualquer outra coisa. Mas, realisticamente, o pior que pode acontecer é você fazer com que a finalidade pare de acontecer por cerca de um dia ou mais, o que é inconveniente, mas não é tão terrível.”, disse Buterin em entrevista à Fortune.

Além disso, a Lido não atua como uma entidade única. O jovem programador apontou que a empresa possui cerca de 21 delegados e nodes que estão executando esses validadores. Sendo assim, Buterin enxerga uma boa descentralização entre os validadores.

h2 Por que a Lido tem chamado atenção?/h2

Em primeiro lugar, para se tornar um fornecedor de staking para o Ethereum 2.0, você deveria ter pelo menos 32 ETH. Com o preço da altcoin girando em torno de US$1.000, essa meta fica inalcançável para muitos investidores, principalmente o de varejo.

O que a Lido fez foi permitir que seus clientes agrupassem seus ETH e participassem do staking. Dessa maneira, não precisam ter o mínimo de 32 Ethereum.

De forma simples, o protocolo distribui tokens stETH aos usuários em troca de seus ativos em staking, que podem ser resgatadas por ETH no futuro ou negociadas para outras criptomoedas.

h2 O que esperar da atualização do Ethereum?/h2

Buterin apontou que a atualização terá como grande benefício tornar o Ethereum mais ecológico em comparação ao mecanismo de consenso atual, o proof of work ( PoW ).

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

De acordo com a estimativa do ano passado de um pesquisador da Ethereum Foundation, o novo formato do criptoativo pode reduzir a energia usada pela rede da altcoin em pelo menos 99,95%.

Claro que não podemos deixar de mencionar que o PoS deixa o ativo blockchain mais resistente à censura.

“Os mineradores são mais fáceis de detectar e mais fáceis de desligar do que apenas computadores que executam nós validadores”.

A grande expectativa é que a fusão ocorra ainda em 2022.

Por Criptonizando

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações