Wikipédia vai leiloar sua primeira versão como um NFT

CriptoFácil

Publicado 07.12.2021 19:00

Atualizado 08.12.2021 11:28

Wikipédia vai leiloar sua primeira versão como um NFT

Depois que o fundador do Twitter, Jack Dorsey, realizou a venda da primeira postagem da rede social, por mais de US$ 2,5 milhões, agora chegou a vez do Wikipédia.

O cofundador da enciclopédia digital, Jimmy Wales, anunciou que vai leiloar a primeira edição da plataforma na forma de token não fungível (NFT).

A frase “Olá, mundo!”, escrita por Wales assim que instalou o site em um servidor no dia 15 de janeiro de 2001, vai virar um NFT que será leiloado na internet.

Conforme anunciou o cofundador, o NFT não será vendido em plataformas tradicionais como o OpenSea. Em vez disso, vai a leilão em uma das maiores casas do mundo, a Christie’s.

A página inicial, assim como as demais publicações na Wikipédia, estará disponível na web e qualquer pessoa poderá vê-la e editá-la. Porém, todas as mudanças são revertidas após 5 minutos.

CONFIRA: Cotação das criptomoedas

h2 NFT /h2

Além disso, Wales também anunciou que está leiloando o iMac rosa que usou para publicar a página.

Segundo o desenvolvedor, parte do dinheiro arrecadado será doado para instituições de caridade. A outra parte será investida na WT.Social, definida como uma “rede social não tóxica sem anúncios” criada por ele.

Wikipedia A Wikipedia foi criada após uma tentativa frustrada de criar a Nupedia, uma enciclopédia on-line escrita por especialista e revisada por pares, em um molde com mais rigor científico.

A ideia de uma versão mais simplificada, com um mecanismo mais fácil de alterações, veio do colega Larry Sanger. Ele atuava como editor-chefe da Nupedia e se tornou cofundador da Wikipedia.

A dinâmica da nova enciclopédia on-line foi um sucesso. Mas, por outro lado, também gerou dores de cabeça com alterações indevidas e vandalismo.

Para contornar os problemas, Wales foi criando mecanismos para criar um histórico de edições. Depois disso, a plataforma virou referência em todo o mundo.

Por CriptoFácil

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações