Zero surpresas: Bitcoin é o investimento com melhor rendimento em 2020

CriptoFácil

Publicado 31.12.2020 19:00

Atualizado 01.01.2021 17:19

Zero surpresas: Bitcoin é o investimento com melhor rendimento em 2020

O Bitcoin foi o grande destaque entre os investimentos mais rentáveis de 2020. A criptomoeda fechou o ano com uma valorização expressiva de 415,32% em reais.

Segundo dados do Valor Econômico, o Bitcoin superou de longe qualquer outra aplicação. O que chegou mais perto foi o ouro, com alta de 55,93% no período.

Em seguida vieram as moedas fortes. O dólar e o euro foram os grandes destaques, com valorizações de 29,36% e 41,95%, respectivamente.

Já as ações tiveram performances bastante moderadas. O índice Ibovespa recuperou as perdas do ano, mas fechou 2020 com míseros 2,92% de alta – mais de 100 vezes menos que o Bitcoin.

O mesmo não aconteceu com os imóveis. O desempenho do IFIX, índice de fundos imobiliários da B3 (SA:B3SA3), fechou o ano com baixa de 10,92%.

Por fim, o pior desempenho do ano foi do IMOB. Este é um índice composto por ações de incorporadoras imobiliárias, como Even (SA:EVEN3) e Gafisa (SA:GFSA3), entre outras. Ele teve uma baixa expressiva de 24,27% no período.

h2 O ano das criptomoedas /h2

O mercado não apresentou retornos apenas com o Bitcoin. Várias criptomoedas tiveram desempenhos percentuais superiores a três dígitos em 2020.

Entre as cinco criptomoedas que tiveram os maiores retornos, todas tiveram ganhos acima de 200% no ano.

Muitos investidores classificam o mercado de criptomoedas como bolha. No entanto, o ano do Bitcoin foi marcado pela inclusão de grandes investidores institucionais.

Esses investidores começaram a entender o papel do Bitcoin como ativo de proteção. Com isso, eles realizaram compras, seja de forma direta, seja via fundos de investimentos.

Por isso, as captações de Bitcoin foram recordes no ano. As instituições atingiram a marca de 1 milhão de Bitcoins captados, sendo 600 mil apenas do fundo da Grayscale Investments.

E o movimento pode se expandir para outras criptomoedas. A Ether (ETH) atingiu cotações que não se via desde 2018. E muitos fundos já apostam que ela será a criptomoeda do ano em 2021.

Por CriptoFácil

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações