Agenda Semanal: IBC-BR, varejo, serviços e inflação na Europa são destaques

Investing.com  |  Autor Jessica Bahia Melo

Publicado 12.01.2024 21:11

Atualizado 14.01.2024 18:00

Investing.com – O calendário da próxima semana vai contemplar, além de dados de inflação no Reino Unido e nos países que fazem parte da Zona do Euro e de crescimento da China, informações sobre a atividade econômica brasileira, incluindo o IBC-Br, vendas no varejo e crescimento do setor de serviços.

CONFIRA: Calendário Econômico do Investing.com

h2 Calendário brasileiro/h2

A semana inicia, como de costume, com dados do Boletim Focus na segunda-feira, com projeções de economistas consultados pelo Banco Central a respeito de dados macroeconômicos, incluindo Produto Interno Bruto (PIB ), inflação, Selic e dólar.

Além disso, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulga dados da variação do setor de serviços de novembro na terça e do comércio varejista na quarta-feira. As vendas no varejo recuaram 0,3% em outubro na base mensal, na série com ajuste sazonal, após crescimento de 0,5% no mês anterior. O volume de serviços no Brasil caiu 0,6% frente a setembro, terceiro resultado negativo consecutivo do indicador.

Ainda, haverá a divulgação do índice de atividade econômica do Banco Central (IBC-Br) de novembro na quinta. O indicador, que é sinalizador do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, apresentou queda de 0,06% em outubro e a retração trimestral chegou a 0,42%.

“O que chama atenção é que, apesar da desaceleração da atividade na margem, o mercado de trabalho permanece resiliente, com a taxa de desocupação em patamar que é amplamente entendido como abaixo de seu nível de equilíbrio”, aponta a Porto Asset em nota ao mercado.

LEIA MAIS: Melhores ações para investir em 2024

h2 Dados internacionais/h2

No cenário externo, como os mercados americanos fecham devido ao feriado do Dia de Martin Luther King, Jr, a liquidez será menor no início da semana, na segunda. A inflação será o foco nos próximos dias, com destaque para dados do Índice de Preços ao Consumidor (IPC) do Reino Unido e Zona do Euro na quarta, além do Japão na quinta-feira.

De acordo com Philip Lane, economista-chefe do Banco Central Europeu (BCE), cortes nos juros não são um tópico de discussão no curto prazo. Enquanto isso, a presidente do BCE, Christine Lagarde, afirmou que o início do ciclo de diminuição nas taxas somente deve ocorrer se houver clareza de que inflação caiu para o nível de 2%.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Informações sobre o crescimento da economia alemã serão relevadas na segunda, mas os investidores estarão mais atentos ao PIB chinês na terça. O gigante asiático registrou recorde na importação de petróleo em 2023, enquanto a de soja subiu 11% no ano passado, sendo esta a primeira alta verificada em três anos. As compras do mercado externo como um todo apresentaram acréscimo de 0,2% em relação ao ano anterior, enquanto as exportações subiram 2,3%. Assim, o Itaú BBA espera que a meta de crescimento da economia chinesa que deve ser divulgada março fique em torno de 5%, igual a de 2023.

“A China precisa encontrar um novo motor de crescimento. Sofre com maior descolamento do mundo e inovações de veículos elétricos, baterias e painéis elétricos não parecem ser suficientes”, aponta o banco em relatório, ao avaliar que os estímulos não mudam os desafios estruturais do país.

PROMOÇÃO DO INVESTINGPRO: Tenha 10% de desconto adicional na promoção de Ano Novo, que já possui preços até 50% OFF. Use o cupom "INVESTIR" para o plano Pro+ anual ou “investirmelhor1” para o plano Pro+ 2 anos. Apenas até 31 de janeiro!

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações