Após Copom divulgar a alta da última reunião, Ativa mantém projeção de Selic a 13,25% em junho

SpaceMoney

Publicado 10.05.2022 06:22

Atualizado 10.05.2022 10:28

Após Copom divulgar a alta da última reunião, Ativa mantém projeção de Selic a 13,25% em junho

O Comitê de Política Monetária (Copom) divulgou a ata da sua última reunião, realizada entre os dias 3 e 4 de maio, quando decidiu elevar a taxa Selic para 12,75% ao ano.

O colegiado considera que há riscos crescentes de desaceleração da economia global, em meio a um ambiente de inflação significativamente pressionada.

Porém, o Copom considera que o crescimento da economia brasileira está em linha com o esperado, uma vez que o mercado de trabalho nacional segue em recuperação e indicadores relativos ao comércio e à indústria apresentaram melhora na margem.

Étore Sanchez, economista-chefe da Ativa Investimentos, avalia que, no trecho em que os membros depositam as discussões sobre a condução de política monetária, os argumentos utilizados conduzem a percepção marginalmente mais “dovish” (expansionista, leniente com a inflação).

Ele destaca o seguinte parágrafo: “o ciclo de aperto monetário corrente (como) bastante intenso e tempestivo e que, devido às defasagens de política monetária, ainda não se observa grande parte do efeito contracionista esperado bem como seu impacto sobre a inflação corrente.”

“As expectativas condicionais de inflação da própria autoridade deveriam refletir esse “satisfatório” impacto defasado da política monetária, o que não ocorre, visto que 2023 está acima do alvo da meta”, diz Sanchez.

A ata ainda enfatiza a estratégia de indicar “uma extensão do ciclo, com um ajuste de menor magnitude na próxima reunião” como “adequada para garantir a convergência da inflação ao longo do horizonte relevante, assim como a ancoragem das expectativas de prazos mais longos”.

Na opinião de Sanchez, isso também não se reflete nas expectativas condicionais. No mais, o economista acredita que o texto adicionou poucas informações.

A Ativa Investimentos projeta que a Selic suba 0,50 p.p. na próxima reunião de junho.

Com informações complementares de Investing.com Brasil.

Por SpaceMoney

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações