Aprovação de premiê australiano recua meses antes de eleição, mostra pesquisa

Reuters

Publicado 18.01.2022 12:55

SYDNEY (Reuters) - A aprovação do primeiro-ministro australiano, Scott Morrison, caiu após sua resposta ao surto de coronavírus alimentado pela variante Ômicron receber reações negativas, mostrou nesta terça-feira uma pesquisa, que também colocou a oposição trabalhista numericamente na liderança meses antes de uma eleição federal.

Eleitores australianos estão perdendo a confiança em Morrison e em seu governo de coalizão do Partido Liberal-Nacional nos setores de economia, empregos, saúde e na resposta à rápida onda de infecções da Ômicron, de acordo com uma pesquisa feita pela empresa Resolve Strategic para o jornal Sydney Morning Herald.

A pesquisa consultou 1.607 eleitores e foi realizada entre 11 e 15 de janeiro, antes de um tribunal australiano manter a decisão do governo de cancelar o visto do astro do tênis Novak Djokovic pouco antes do Aberto da Austrália.

A dispensa médica que serviu como justificativa para permitir a entrada do sérvio número um do mundo no país sem que fosse vacinado contra a Covid-19 provocou a fúria da população australiana, e se tornou uma questão política para Morrison.

O premiê sempre desfrutou de uma liderança folgada sobre seu rival, o líder trabalhista Anthony Albanese, mas perdeu a vantagem de dois dígito que tinha apenas dois meses atrás. Cerca de 38% dos eleitores querem Morrison como líder do país, enquanto 31% apoiam Albanese.

Os trabalhistas viram seus votos primários subirem de 32% para 35% desde novembro, enquanto a coalizão do governo despencou 5 pontos, para 34%.

(Reportagem de Renju Jose)

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações