Arrecadação federal cai 8,27% e tem pior setembro desde 2009, diz Receita

Reuters

Publicado 27.10.2016 11:23

Arrecadação federal cai 8,27% e tem pior setembro desde 2009, diz Receita

BRASÍLIA (Reuters) - A arrecadação do governo federal teve queda real de 8,27 por cento em setembro na comparação com o mesmo mês de 2015, alcançando 94,770 bilhões de reais, divulgou a Receita Federal nesta quinta-feira, em mais um dado fraco em meio à profunda recessão econômica.

O dado veio abaixo da expectativa de 96 bilhões de reais apontada por analistas em pesquisa Reuters. Também representou o pior desempenho para setembro desde 2009 (83,997 bilhões de reais, em dado corrigido pelo IPCA).

Nos nove meses de 2016, a arrecadação caiu 7,54 por cento sobre igual etapa do ano passado em termos reais, a 911,251 bilhões de reais. O resultado foi a performance mais modesta para o período desde 2010 (900,232 bilhões de reais).

O recolhimento de tributos e contribuições vem sendo atingido com força pela fraqueza na atividade.

Em setembro, o recuo foi mais forte sobre um ano antes na arrecadação de Cofins/Pis-Pasep (-10,47 por cento, ou 2,509 bilhões de reais a menos) e com Imposto de Importação/IPI-Vinculado (-33,68 por cento, recuo de 1,861 bilhão de reais). Em terceiro lugar aparece a receita previdenciária, com declínio real de 4,55 por cento, ou 1,429 bilhão de reais a menos.

A Receita não divulgou nesta quinta-feira a apresentação completa da arrecadação, em meio à paralisação recente de servidores num pleito ligado a reajuste salarial. Faltaram, por exemplo, informações sobre as desonerações no mês.

REGULARIZAÇÃO

Mais cedo, a Receita anunciou que arrecadação com a regularização de ativos brasileiros no exterior chegou a 40,1 bilhões de reais até o início desta manhã. O prazo para adesão ao programa e para o pagamento dos encargos devidos termina no dia 31 deste mês.

Segundo o chefe do Centro de Estudos Tributários e Aduaneiros, Claudemir Malaquias, não há como prever qual será o montante total a ser arrecadado, mas destacou que a curva de recolhimento está "bem ascendente". Somente em setembro, a arrecadação com o programa foi de cerca de 800 milhões de reais.

A previsão da Receita era de queda real de cerca de 5 por cento na arrecadação federal em 2016, mas numa projeção que levava em conta apenas 6,2 bilhões de reais arrecadados com a regularização.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações