Ata do Copom indica necessidade de maior flexibilidade para condução da política

Investing.com  |  Autor Jessica Bahia Melo

Publicado 26.03.2024 08:15

Investing.com – O cenário de inflação está mais incerto, com arrefecimento nas projeções de alimentação para o curto prazo, mas ainda com surpresas inflacionárias em serviços, além de expectativas desancoradas. É isso que mostrou a ata da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, divulgada nesta terça-feira, 26. A reunião foi realizada entre os dias 19 e 20 de março e optou pela diminuição em 0,50 ponto percentual na Selic, para 10,75%. Ao analisar esse cenário, os membros concordaram, de forma unânime, em cortar a taxa de juros, ajustando o grau de aperto monetário indicado para o futuro, “em um cenário que se requer maior flexibilidade para conduzir a política monetária apropriada para o atingimento da meta de inflação”, aponta o documento.

Segundo a ata, uma retirada tardia poderia ser vista pelo mercado “como uma promessa não cumprida” e, por isso, o Comitê evitou indicar o plural nas próximas reuniões, pois o não cumprimento poderia levar a “impactos na credibilidade futura da comunicação e provocar volatilidade excessiva”.

Um mercado de trabalho resiliente e reajustes salariais acima da inflação, podem dificultar o processo de desinflação, no entendimento do Comitê. Por isso, os membros avaliam ser necessária uma política monetária contracionista e cautelosa, visando levar a inflação em direção à meta. “Com relação à inflação, tal como esperado no segundo estágio da desinflação, a velocidade de desinflação se reduz, exigindo serenidade e moderação na condução da política monetária”, destacou no documento.

h2 Cenário externo/h2

Os membros do colegiado apontam para maior incerteza tanto no mercado local quanto global. “Na conjuntura internacional, o cenário desinflacionário se mostra mais incerto, em função de um contexto de atividade resiliente nos Estados Unidos e seu impacto nas condições financeiras globais”, pontua a ata do Copom.

h2 Cenário fiscal/h2

O Comitê reafirmou a importância da firme persecução das metas fiscais e da disciplina fiscal. “O aumento de crédito direcionado e as incertezas sobre a estabilização da dívida pública têm o potencial de elevar a taxa de juros neutra da economia, com impactos deletérios sobre a potência da política monetária e, consequentemente, sobre o custo de desinflação em termos de atividade”, conclui.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

**

Precisa de ajuda para navegar nos mercados? é para você!

Seja você busca conquistar orientações sobre investimentos ou procura por ferramentas que permitam escolher as ações corretas do Ibovespa por conta própria, o InvestingPro tem algo a oferecer.

Você encontrará estratégias de IA, indicadores exclusivos, dados financeiros históricos, notícias profissionais e muitos outros serviços para sempre manter uma vantagem nos mercados e saber quais ações comprar e quais evitar.

E os leitores de nossos artigos têm por tempo limitado um desconto especial nas assinaturas Pro e Pro+ de 1 e 2 anos, graças ao código promocional INVESTIR a ser inserido na página de pagamento.

Inscreva-se agora! E não esqueça o código promocional " ", válido para assinaturas Pro e Pro+ de 1 e 2 anos!

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações