Ata do Fed: Membros abordam maior aumento de juros para arrefecer inflação recorde

Investing.com

Publicado 06.07.2022 12:26

Atualizado 06.07.2022 15:10

Por Yasin Ebrahim

Investing.com - Os formuladores de políticas do Federal Reserve se mostraram favoráveis a uma antecipação de aumentos maiores das taxa de juros para mover rapidamente a política monetária para uma postura restritiva com o intuito de extinguir a inflação recorde, mostrou a ata da reunião de junho do Fed na quarta-feira.

"Os participantes concordaram que as perspectivas econômicas justificavam a mudança para uma postura restritiva da política e reconheceram a possibilidade de uma postura ainda mais restritiva ser apropriada se as pressões inflacionárias elevadas persistirem", mostrou a ata do Fed.

Na conclusão de sua reunião anterior em junho, o Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês) elevou sua taxa de referência em 0,75% para uma faixa de 1,5% a 1,75%. Foi o maior aumento da taxa do Fed em uma única reunião desde 1994.

O movimento pegou alguns de surpresa, já que o Fed havia descartado anteriormente uma alta de 0,75%. Mas após a decisão, o presidente do Fed, Jerome Powell, sinalizou os dados recebidos mostrando que a inflação continua flertando com as máximas de 40 décadas como os principais impulsionadores da decisão do banco central.

A obra do Fed, dizem alguns, começou a ter o impacto desejado. O aperto das condições financeiras enfraqueceu a demanda agregada e ajudou a diminuir as pressões inflacionárias.

A taxa de equilíbrio da inflação em cinco anos – uma medida importante das expectativas de inflação nos próximos cinco anos – caiu para 2,502%, seu nível mais baixo desde setembro de 2021.

Mas reduzir a inflação tem um custo: o risco crescente de recessão.

Depois de meses insistindo que a economia provavelmente será forte o suficiente para resistir ao ritmo de aperto da política monetária, o Fed parece estar aceitando o risco crescente de um pouso forçado.

“Ficou mais difícil, os caminhos ficaram mais estreitos [para entregar um pouso suave]”, disse Powell no mês passado. “No entanto, esse é o nosso objetivo e existem caminhos para alcançá-lo.”

Os mercados, particularmente o mercado de títulos, têm precificado a desgraça econômica iminente. No início desta semana, o rendimento do título do Tesouro de 2 anos saltou brevemente acima do rendimento da nota do Tesouro de 10 anos, marcando uma inversão em uma parte importante da curva de juros que geralmente significa problemas no horizonte para a economia.

O S&P 500 teve seu pior desempenho no primeiro semestre desde 1970, caindo 20%. O mercado de títulos dos EUA caiu 10% e continua a caminho do pior ano já registrado.

Nos últimos dias, os investidores parecem ter se confortado com os sinais de que a inflação pode estar chegando ao pico, já que as expectativas de um caminho cada vez mais agressivo das medidas de política monetária do Fed diminuíram um pouco.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

As apostas nas taxas de aumento do Fed em 0,75% na reunião de julho caíram para cerca de 80%, de 90% há uma semana, de acordo com a Ferramenta de Monitoramento de Taxas do Fed do Investing.com.

 

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações