Ata do Fomc: Fed pondera ajustes em programa de recompra para manter recuperação

Investing.com

Publicado 25.11.2020 16:38

Por Yasin Ebrahim

Investing.com - O comitê de política monetária do Federal Reserve expressou querer manter o apoio à retomada econômica enquanto a pandemia continuar a promover incertezas no cenário, mas que ajustará ritmo de compra de ativos, se necessário, apontou a ata da última reunião do comitê do banco central americano nesta quarta-feira (25).

Em 5 de novembro, o Fomc, como é conhecido o comitê, manteve o intervalo da taxa de juros do país entre 0% e 0,25%, assim como o programa mensal de recompra de títulos em US$ 120 bilhões.

O programa foi responsável por diminuir os custos de empréstimo para negócios e continua a fortalecer a economia durante a pandemia.

Nas últimas semanas, o senso de urgência em aumentar a oferta de liquidez foi fortalecida após o secretário do Tesouro, Steven Mnuchin, declarar que ele iria deixar vencer no final do ano o programa emergencial de empréstimos do Fed, iniciado no auge da pandemia, em março.

“A decisão unilateral do secretário do Tesouro Mnuchin de fazer com que o programa de empréstimos termine em 31 de dezembro, apesar de objeções do Fed, aumenta as chances do Fomc de querer incrementar o programa de recompra de ativos”, disse a Pantheon Macroeconomics em nota.

A decisão de Mnuchin foi amplamente criticada por acontecer justamente em meio à chegada da segunda onda de Covid-19 no país, com alguns estados adotando medidas de lockdown que devem atrasar a recuperação econômica.

Ainda assim, as expectativas para mais ajuda fiscal cresceram após relatos de que o presidente eleito Joe Biden deve nomear a ex-presidente do Fed, Janet Yellen, como secretária do Tesouro.

Durante o mandato no banco central americano, Yellen era vista como pró-estímulos e, se de fato indicada, é amplamente esperado que ela mantenha as medidas fiscais de ajuda.

Secretários do Tesouro, no entanto, não têm controle direto sobre a política fiscal. A ex-presidente do Fed precisará lidar com um Senado dominado pelo partido Republicano para manter as opções de ajuda fiscal em aberto.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações