Atividade industrial da China cresce em março pela primeira vez em seis meses

Reuters

Publicado 31.03.2024 12:24

SHENZHEN, CHINA (Reuters) - A atividade industrial da China expandiu pela primeira vez em seis meses em março, de acordo com uma pesquisa oficial divulgada neste domingo, oferecendo alívio às autoridades mesmo com a crise no setor imobiliário continuando a prejudicar a economia e a confiança.

O Índice de Gerentes de Compras (PMI) oficial subiu para 50,8 em março, de 49,1 em fevereiro, acima da marca de 50 que separa crescimento da contração e superando a previsão de 49,9 em uma pesquisa da Reuters.

Embora o ritmo de crescimento tenha sido modesto, essa foi também a leitura mais alta do PMI desde março do ano passado, quando o ímpeto da suspensão das rígidas restrições impostas pela Covid-19 começou a estagnar.

"De acordo com os indicadores, a oferta e a demanda domésticas melhoraram, enquanto a confiança dos proprietários e das empresas está se recuperando, e a disposição para consumir e investir está aumentando", disse Zhou Maohua, analista do China Everbright Bank.

Os novos pedidos de exportação subiram para território positivo, interrompendo 11 meses de quedas, mas o emprego continuou a encolher, embora em um ritmo mais lento, mostraram os dados do PMI.

Indicadores recentes sugerem que a segunda maior economia do mundo está lentamente se recuperando, levando os analistas a começar a atualizar suas previsões de crescimento para este ano.

No entanto, uma profunda retração no setor imobiliário do gigante asiático continua sendo um grande obstáculo ao crescimento, testando a saúde dos governos locais altamente endividados e dos balanços patrimoniais dos bancos estatais.

O PMI oficial não manufatureiro, que inclui serviços e construção, subiu de 51,4 para 53 em fevereiro, marcando a leitura mais alta desde setembro.

(Reportagem de David Kirton em Shenzhen e Joe Cash em Pequim; reportagem adicional de Jing Xu em Pequim)

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações