Autocracias superam democracias em confiança pública, aponta pesquisa

Reuters

Publicado 18.01.2022 12:48

Por Mark John

(Reuters) - A confiança pública em governos que lideram democracias no mundo caiu para novas mínimas após suas conduções da pandemia de coronavírus e com um amplo sentimento de pessimismo econômico, apontou uma pesquisa global. 

O Edelman Trust Barometer, que por décadas consulta milhares de pessoas sobre a confiança em seus governos, imprensa, empresas e organizações não-governamentais, mostrou, em contrapartida, aumentos de pontuação em vários Estados autocráticos, notavelmente a China. 

O estudo também destaca que empresas, graças ao papel no desenvolvimento de vacinas e na adaptação de práticas varejistas e no local de trabalho, mantiveram níveis fortes de confiança no mundo, apesar de algumas reservas sobre seus compromissos com a justiça social. 

"Nós realmente temos um colapso da confiança nas democracias", disse Richard Edelman, cujo grupo Edelman de comunicações publicou o estudo que contou com 36 mil consultados em 28 países, entrevistados entre 1º e 24 de novembro do ano passado. 

"Tudo vai para uma questão: 'Há um sentimento de confiança econômica?", acrescentou, apontando os altos níveis de preocupação com perdas de empregos causadas pela pandemia ou pela automação.