Banco da Inglaterra mantém taxas antes da data final do Brexit

Investing.com  |  Autor 

Publicado 07.02.2019 10:00

Investing.com - O Banco da Inglaterra deixou a taxa básica de juros inalterada para a quarta reunião consecutiva, como esperado, com todos os nove membros de suas políticas comitê novamente votando para não agitar as coisas enquanto o Reino Unido se prepara para deixar a UE.

O banco observou que o crescimento econômico do Reino Unido desacelerou no final de 2018 e "parece ter enfraquecido ainda mais no início de 2019. Essa desaceleração reflete principalmente uma atividade mais suave no exterior e os maiores efeitos das incertezas internas quanto ao Brexit”.

Com apenas 50 dias até o prazo final para o Reino Unido deixar a UE, a economia está mostrando sinais claros de desaceleração, à medida que a incerteza leva as empresas a adiar as decisões de investimento, enquanto um fluxo constante de manchetes políticas inquietantes pesa sobre a confiança do consumidor.

A desaceleração colocou a decisão do Banco em agosto de elevar sua taxa básica de refinanciamento para 0,75% sob uma luz pouco lisonjeira.

Na terça-feira, os dados mostraram que as empresas britânicas estão cortando empregos pela primeira vez em seis anos, enquanto a economia empaca. O Índice de Gerentes de Compras de Serviços da IHS Markit / CIPS no Reino Unido caiu para 50,1 em janeiro, de 51,2 em dezembro, o menor nível desde julho de 2016.

Os PMIs de construção e serviços também caíram em janeiro, disse a IHS / Markit.

A inflação também recuou em linha com a queda dos preços do petróleo no final do ano passado. De um pico de 3,1% no final de 2017, ficou em apenas 2,1% em dezembro.

“As perspectivas económicas continuarão a depender significativamente da natureza da retirada da UE, em particular: os novos acordos comerciais entre a União Europeia e o Reino Unido; se a transição para eles é abrupta ou suave; e como as famílias, as empresas e os mercados financeiros respondem ”, sublinhou o BoE no seu comunicado de imprensa.

No entanto, o cenário de base no relatório trimestral de inflação do Banco, também publicado na quinta-feira, pressupõe que a desaceleração atual provavelmente será apenas temporária. O Banco disse:

"De acordo com as premissas que condicionam o Relatório de Inflação de fevereiro, um período de crescimento menos robusto internamente e no resto do mundo provavelmente seria apenas temporário e, no Reino Unido, esperava-se que o excesso de demanda aumentasse durante a segunda metade do período de previsão. Como resultado, esperava-se que a inflação do IPC se estabilizasse acima da meta de 2% no médio prazo, após um período temporário de inflação ligeiramente abaixo do próximos meses."

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

O Banco também repetiu sua conclusão da declaração anterior de que: “A resposta da política monetária ao Brexit, qualquer que seja a forma, não será automática e poderá ser em qualquer direção”.

A primeira-ministra Theresa May está tentando convencer os líderes da UE a renegociar uma parte fundamental do acordo de retirada, mas o bloco sinalizou que não reabrirá um acordo que levou dois anos para ser negociado.

May enfrenta forte oposição de seu Partido Conservador, que quer garantir que o chamado regime de "apoio irlandês" não deixará o país efetivamente sob as leis da UE a longo prazo.

As mensagens do Banco Mundial vêm no momento em que tanto o Federal Reserve quanto o Banco Central Europeu adotam um tom mais cauteloso sobre as perspectivas econômicas globais. O Fed sinalizou em janeiro que faria uma pausa em seu aperto da política monetária, enquanto o BCE expressou temores de que os riscos para a economia fossem baixos, em meio a dados fracos da Alemanha e temores de uma recessão na Itália.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações