BC britânico deve se concentrar em objetivo principal de controlar a inflação, diz membro

Reuters

Publicado 21.06.2022 09:53

Por David Milliken e Andy Bruce

LONDRES (Reuters) - A política monetária do Banco da Inglaterra deve se concentrar em seu objetivo principal de controlar a inflação, em vez de se esforçar demais para estabilizar a taxa de câmbio ou a atividade econômica, disse o economista-chefe do banco central britânico, Huw Pill, nesta terça-feira.

Um dia antes, Catherine Mann, membro do Comitê de Política Monetária, sugeriu que aumentos maiores da taxa de juros a curto prazo poderiam ajudar a combater a recente fraqueza da libra, e depois serem revertidos se a economia vacilar.

De acordo com sua análise, uma abordagem mais ativista para aumentar e baixar os juros manteria a inflação mais próxima da meta a médio prazo, amortecendo as oscilações da libra impulsionadas pelos rápidos aumentos da taxa de juros nos Estados Unidos.

Pill disse que o Banco da Inglaterra precisa prestar atenção ao que está acontecendo nos mercados cambiais e em outros bancos centrais, mas deve ser realista sobre o que pode alcançar.

"A política monetária é um instrumento contundente", disse Pill ao Institute of Chartered Accountants na Inglaterra e País de Gales.