BC da Índia eleva taxa de juros em meio percentual devido à inflação elevada

Investing.com

Publicado 08.06.2022 03:38

Atualizado 08.06.2022 07:55

Por Geoffrey Smith

Investing.com - O Banco Central da Índia se tornou o último grande banco central a apertar a política monetária mais do que o esperado, elevando sua principal taxa de recompra em meio ponto percentual para 4,90% em sua reunião regular de política monetária.

O movimento do RBI (sigla em inglês para Reserve Bank of India, a autoridade monetária indiana) segue passo semelhante dado por seus homólogos na Austrália e Nova Zelândia nas últimas semanas, e aumenta a evidência de que os bancos centrais em todo o mundo estão tomando passos cada vez mais dramáticos para conter a inflação.

O índice de preços ao consumidor na Índia subiu mais rápido em oito anos em abril, em 7,79%, bem acima do limite superior de 6% da faixa tolerada pelo banco. Em sua declaração de política, o governador Shatikanta Das disse que provavelmente permanecerá acima da meta nos três primeiros trimestres do ano até março de 2023.

Das atribuiu o movimento do RBI em grande parte às consequências da invasão da Ucrânia pela Rússia, que causou aumentos acentuados e sustentados nos preços de alimentos, energia e outras commodities.

"A guerra levou à globalização da inflação", disse Das. "Não é de surpreender que os bancos centrais estejam reorientando e recalibrando suas políticas monetárias. As economias de mercado emergentes estão enfrentando desafios maiores com o aumento da turbulência do mercado, mudanças na política monetária nas economias avançadas e suas repercussões".

Os bancos centrais tailandeses e poloneses também estão realizando reuniões de política nesta quarta-feira. Tailândia, como esperado, manteve sua taxa básica inalterada, mas o Banco Nacional da Polônia deve subir 75 pontos base para 6%. O Banco Central Europeu realizará sua reunião de política regular na quinta-feira, mas ainda não deve aumentar sua taxa básica por mais um mês.

Apesar dos ventos contrários, o banco ainda espera que a economia cresça a uma taxa relativamente rápida no próximo ano. O RBI manteve sua previsão de crescimento este ano em 7,2%, desacelerando de mais de 16% no trimestre atual para 6,2%; 4,1% e 4% nos trimestres subsequentes. Os riscos para suas perspectivas são "amplamente equilibrados", disse.

A rupia, que perdeu mais de 4% em relação ao dólar até agora este ano, já que o Federal Reserve mudou para um aperto mais agressivo de sua política, recuperou 0,3% às 07h54 para negociar em 77,696.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações