BCE mantém política monetária mas pode reconhecer crescimento fraco

Reuters  |  Autor 

Publicado 24.01.2019 11:23

BCE mantém política monetária mas pode reconhecer crescimento fraco

Por Balazs Koranyi e Francesco Canepa

FRANKFURT (Reuters) - O Banco Central Europeu deixou inalterada sua política monetária nesta quinta-feira como esperado, mantendo na mesa uma alta dos juros mais tarde neste ano, mesmo com a economia da zona do euro sofrendo sua maior desaceleração em meia década.

Com a decisão desta quinta-feira, a taxa do BCE sobre os depósitos bancários, que atualmente é sua principal ferramenta de taxa de juros, permanece em -0,40 por cento.

A principal taxa de refinanciamento, que determina o custo do crédito na economia, permaneceu em 0,00 por cento, enquanto a taxa de empréstimo - a taxa de empréstimo de emergência para os bancos - continuou em 0,25 por cento.

Depois de encerrar seu programa de compra de 2,6 trilhões de euros em títulos há apenas algumas semanas, o BCE informou que ainda espera manter os juros em mínimas históricas "até" ao verão (no hemisfério norte), mantendo sua antiga orientação, mesmo com o mercado prevendo que a autoridade monetária deve adiar o movimento.

Mas o presidente do BCE, Mario Draghi, ainda pode reconhecer uma desaceleração no crescimento econômico, levantando a perspectiva de que qualquer nova normalização da política monetária pode ser adiada e sugerindo que o próximo movimento do banco pode até se de um afrouxamento em vez de um aperto.