BCE mantém taxas de 2019 na mesa, surge preparação para TLTRO

Investing.com  |  Autor 

Publicado 21.02.2019 09:30

Atualizado 21.02.2019 09:45

Investing.com - As atas do Banco Central Europeu da reunião de política de 24 de janeiro, divulgada nesta quinta-feira, revelou que os formuladores de políticas ainda acreditavam que um aumento da taxa era possível no segundo semestre de 2019, embora os crescentes riscos para a economia da zona do euro os obrigassem a discutir a flexibilização da política monetária.

Na última semana, comentários de altos funcionários indicaram que o banco já está fazendo preparativos para novos estímulos na forma de empréstimos de longo prazo para bancos, conhecidos como TLTROs. Eles ilustram a rapidez com que o sentimento do banco central mudou depois de uma série de dados mostrando uma forte desaceleração na Alemanha e na Itália, duas das maiores economias do bloco, no final do ano passado.

“Embora quaisquer decisões a esse respeito não devam ser tomadas com muita pressa, as análises técnicas necessárias para preparar as opções de políticas para futuras operações de liquidez precisam ser realizadas com rapidez”, observou a ata.

O banco deixou todas as suas taxas de juros oficiais inalteradas na reunião, e o presidente Mario Draghi - que deve deixar o cargo no final deste ano - subsequentemente repetiu sua orientação anterior, deixando em aberto a possibilidade de um aumento da taxa após o verão europeu.

Os formuladores de políticas observaram que os riscos em torno da perspectiva de crescimento da zona do euro haviam mudado para o lado negativo "devido à persistência de incertezas relacionadas a fatores geopolíticos e à ameaça de protecionismo, vulnerabilidades em mercados emergentes e volatilidade do mercado financeiro".

Os bancos europeus devem pagar cerca de € 720 bilhões (US$ 815,6 bilhões) quando as TLTROs anteriores vencerem em meados de 2020.

Desde a reunião, os formuladores de políticas adotaram uma visão cada vez mais moderada dos desenvolvimentos, devido aos sinais adicionais de fraqueza econômica. Pesquisas de negócios divulgadas na quinta-feira pela IHS sugeriram que a economia da zona do euro crescerá apenas 0,1% no primeiro trimestre.

Benoit Coeure, membro do Conselho Executivo do BCE, disse na sexta-feira que os políticos estão discutindo a possibilidade de oferecer novos empréstimos direcionados a bancos, conhecidos como TLTROs, o que ajudaria a conter as taxas de juros do euro nos próximos dois anos.

E, em uma entrevista publicada no domingo pelo jornal espanhol El País, o analista do BCE Francois Villeroy de Galhau observou que o curso de ação do banco central dependeria se a desaceleração atual é temporária ou se parece ser uma ameaça de longo prazo.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Ele indicou que uma demanda doméstica resiliente na Alemanha, França e Espanha até agora estava mantendo a ameaça de uma recessão afastada, embora ele reconheça os riscos do protecionismo mundial e a incerteza em torno da saída do Reino Unido da União Européia.

A próxima reunião de política do BCE terá lugar em 7 de março, onde os formuladores de políticas deverão cortar as previsões de crescimento e inflação, à luz dos dados recentes.

No geral, as atas estavam em grande parte de acordo com a mensagem de Draghi na conferência de imprensa de 24 de janeiro e pouco movimento foi visto em moeda e mercados de dívida após a publicação.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações