BlackRock adverte: o aperto do Fed não é "forte o suficiente"

Investing.com  |  Autor Scott Kanowsky

Publicado 27.09.2022 09:50

Atualizado 27.09.2022 14:35

Por Laura Sanches

Investing.com - Os mercados continuam digerindo os aumentos dos bancos centrais nas últimas semanas. E, à medida que se preparam para um cenário mais do que sombrio, os alertas de especialistas continuam chegando. Neste caso, da BlackRock (NYSE:BLK).

“Muitos bancos centrais, como o Federal Reserve dos EUA, ainda estão focados apenas em empurrar a inflação básica de volta rapidamente para 2% sem reconhecer completamente quanta dor econômica eles sofrerão em um mundo moldado por restrições de produção. Caso em questão: blitz de aumento da taxa da semana passada. Tudo isso implica uma sequência clara: primeiro aperto nas políticas, depois danos econômicos significativos e depois sinais de redução da inflação apenas muitos meses depois.”

É assim que o gestor explica a situação nos Estados Unidos, ao mesmo tempo que confirma que o gestor está subponderado nas quotas de mercado desenvolvidas e opta pelo crédito.

Como explica o gerente, o Fed está em seu ciclo de aumento de juros mais rápido desde o início da década de 1980 (veja as linhas laranja e amarela no gráfico). Ele subiu mais 0,75 ponto percentual na semana passada e as taxas projetadas subiriam ainda mais. O Fed agora vê a taxa de fundos federais subindo para 4,6% até o final de 2023, um aumento significativo em relação às visualizações anteriores.