BofA passa a ver Selic de 10,75% em 2022 e dólar de R$5,70 com âncora fiscal enfraquecida e incerteza política

Reuters

Publicado 25.10.2021 15:18

SÃO PAULO (Reuters) - O Bank of America Corp (NYSE:BAC) (SA:BOAC34) é mais uma instituição financeira de grande porte a promover uma rodada de piora em suas projeções para variáveis econômicas em 2022, vendo juros de dois dígitos, inflação ainda mais acima da meta e taxa de câmbio mais depreciada.

A Selic vai ficar em 10,75% em 2022, após duas altas de 1,50 ponto percentual até o fim de 2021, uma de 1 ponto em fevereiro de 2022 e uma final de 0,50 ponto em março, prevê o banco.

"À medida que a âncora fiscal enfraquece, acreditamos que o Banco Central terá que usar seu principal instrumento, as taxas de juros, para tentar promover alguma reancoragem (de expectativas)", disseram em relatório David Beker, economista e estrategista para Brasil do BofA, e Gabriel Tenorio, estrategista de câmbio e juros.

O BofA admitiu que os juros altos impõem "pressões de baixa significativas" sobre a projeção de crescimento da economia para o ano que vem. Em meados de outubro, o banco previa expansão de 2,1% do PIB em 2022.

Mesmo com o juro mais alto, a inflação (agora vista em 5%) ainda vai ficar acima do projetado pelo BofA anteriormente (4%), distanciando-se ainda mais da meta central de 3,50%.

Nesse contexto, o real ficará ainda mais fraco. A nova expectativa do banco privado é que o dólar feche 2021 em 5,50 reais (de 5,10 reais antes) e suba em 2022 a 5,70 reais (5,30 reais no cenário anterior), "para refletir a deterioração dos fundamentos e os maiores riscos político-fiscais".

"Mantemos um viés cauteloso sobre a moeda, apesar do prêmio de risco extremamente alto, grande diferencial de taxas de juros e posicionamento leve, uma vez que esperamos que a volatilidade permaneça muito elevada nos próximos meses devido à incerteza fiscal e política", afirmaram.

 

(Por José de Castro)

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações