BofA revisa projeções e enxerga expansão do PIB de 2,7% e Selic a 10,25% neste ano

Investing.com  |  Autor Jessica Bahia Melo

Publicado 30.04.2024 14:34

Investing.com – O Bank of America (NYSE:BAC) (BofA) revisou a projeção de crescimento da economia brasileira de 2,2% para 2,7% em 2024. Além disso, após os recentes discursos hawkish do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, decidiu elevar a estimativa para a taxa de juros Selic para este ano de 9,50% para 10,25%. “O resiliente mercado de trabalho, melhores condições de crédito às famílias e transferências governamentais explicam as surpresas”, reforça.

O Produto Interno Bruto (PIB) potencial, ou a capacidade máxima de uma economia produção quando todos os recursos são totalmente utilizados, aumentou depois da pandemia de covid-19, de acordo com banco, que divulgou relatório aos clientes e ao mercado sobre o tema. De acordo com o BofA, a média estaria em torno de 1,3% ao ano no início dos anos 2000 e teria passado para 2,2% ao ano depois da pandemia.

“Uma NAIRU mais baixa sugere que a economia está a funcionar mais perto do pleno emprego e que todos os recursos estão sendo utilizados de forma eficiente”, destaca o BofA, que pondera que a utilização da capacidade estagnou, enquanto a produtividade tem comportamento distinto entre os setores.

“Acreditamos que a utilização da capacidade na economia aumentou desde a base alcançada durante a pandemia e agora voltou ao seu nível não inflacionário de 80%”, completa o banco.

O BofA menciona ainda que o PIB real tende a aumentar com maior utilização da capacidade instalada da economia. Além disso, com aumento da taxa de crescimento potencial, o mesmo acontece com a taxa de juro real neutra, destaca o BofA. “Acreditamos que o nosso longo prazo da taxa de juros neutra está bem calibrada em 5,5%”.

*

Precisa de ajuda para navegar nos mercados? InvestingPro é para você!

Seja você busca conquistar orientações sobre investimentos ou procura por ferramentas que permitam escolher as ações corretas do Ibovespa ou dos mercados globais por conta própria, o InvestingPro tem algo a oferecer.

Você encontrará estratégias de IA, indicadores exclusivos, dados financeiros históricos, notícias profissionais e muitos outros serviços para sempre manter uma vantagem nos mercados e saber quais ações comprar e quais evitar.

E os leitores de nossos artigos têm por tempo limitado um desconto especial nas assinaturas Pro e Pro+ de 1 e 2 anos, graças ao código promocional INVESTIR a ser inserido na página de pagamento.

Inscreva-se agora! E não esqueça o código promocional "INVESTIR ", válido para assinaturas Pro e Pro+ de 1 e 2 anos!

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora


Veja como aplicar o cupom no vídeo abaixo:

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações