BoJ mantém taxas de juros ultrabaixas e aumenta previsão de inflação para 2022

Investing.com  |  Autor Ambar Warrick

Publicado 28.10.2022 00:12

Atualizado 28.10.2022 08:19

Por Ambar Warrick

Investing.com-- O Banco do Japão (BOJ) manteve as taxas de juros em mínimos históricos, como esperado na sexta-feira, e disse que é provável que a inflação aumente mais no curto prazo, à medida que a economia japonesa luta com os elevados custos das matérias-primas e as questões da cadeia de abastecimento.

O banco central manteve sua meta para taxas de juros de curto prazo em 0,1% negativo, e disse em uma declaração que continuará a orientar o rendimento dos títulos 10-year em 0%.

O banco central espera agora que a inflação do IPC termine o ano em 3%, maior do que sua previsão anterior de 2,3%. Mas ele também espera que a inflação diminua para cerca de 1,5% em 2023 e 2024.

O Japão Inflação do IPC atingiu em setembro uma alta de 3% em oito anos, com tendência acima da meta de 2% do BoJ por um quinto mês consecutivo em meio ao aumento dos preços de combustíveis e alimentos. O aumento dos preços das matérias-primas também fez com que as empresas locais passassem os custos para os clientes.

Dados divulgados anteriormente na sexta-feira mostraram que inflação em Tóquio atingiu uma alta de 33 anos de 3,4% em outubro. O número age como um precursor da leitura da inflação em todo o país para o mês.

Espera-se que os números elevados da inflação testem a posição do BoJ, particularmente sua visão de que o pico da inflação de 2022 será temporário.

O banco central disse que continuará a promulgar a compra de ativos para aumentar os níveis de liquidez, com ventos de proa persistentes da pandemia da COVID-19 e receios de recessão global aumentando a necessidade de uma política acomodatícia.

O movimento está em grande parte de acordo com a posição do BoJ, dado que o banco central tem mantido as taxas de juros de curto prazo negativas por mais de sete anos.

O banco está sozinho entre seus pares do mundo desenvolvido na manutenção de taxas de juros ultra-baixas. O Banco Central Europeu, na quinta-feira, subiu acentuadamente as taxas, enquanto o Reserva Federal também deverá aumentar as taxas na próxima semana, já que ambas as economias lutam com níveis de inflação elevados.

A postura do BoJ tem prejudicado severamente o iene, com a moeda atingindo recentemente seu nível mais fraco em 32 anos. A depreciação do iene também exacerbou os níveis de inflação local.

 

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações