Bostic, do Fed, diz que recuperação tem sido fraca ou inexistente em porções significativas da economia dos EUA

Reuters

Publicado 19.10.2020 15:57

(Reuters) - Demorará um pouco até que a economia dos Estados Unidos esteja totalmente recuperada e que o Federal Reserve (Fed, banco central dos EUA) aumente as taxas de juros ou remova o apoio que está fornecendo aos mercados financeiros, disse o presidente do Fed de Atlanta, Raphael Bostic, nesta segunda-feira.

"No geral, estou confortável com a nossa atual posição de política (monetária)", disse Bostic em comentários preparados para um evento virtual organizado para o Securities Industry and Financial Markets Association Annual Meeting.

"Conforme detalhei hoje, embora a economia dos EUA continue a mostrar sinais claros de recuperação, ainda existem partes significativas em que a recuperação tem sido fraca ou inexistente."

Em março, o Fed agiu rapidamente para apoiar a economia, reduzindo as taxas a zero e lançando programas de empréstimo de emergência para apoiar o funcionamento do mercado.

Esses programas vão permanecer em vigor enquanto for necessário. No entanto, os agentes do mercado devem vislumbrar o encerramento de algumas dessas medidas pelo banco central após a crise econômica passar, disse Bostic.

A crise econômica, em razão da pandemia do coronavírus, causou mais impacto para os trabalhadores negros e hispânicos, que foram desproporcionalmente afetados pela perda de empregos, disse Bostic. Muitos das vagas fechadas podem não retornar, especialmente nos segmentos de viagens e serviços de alimentação, à medida que as empresas se ajustam à menor demanda ou usam tecnologia para substituir os trabalhadores, disse ele.