Calendário econômico: Payroll nos EUA, dados da Petrobras e juros na Zona do Euro

Investing.com  |  Autor Jessica Bahia Melo

Publicado 01.03.2024 17:09

Atualizado 03.03.2024 07:00

Investing.com – Os investidores estarão atentos ao balanço da estatal de petróleo Petrobras na próxima semana, assim como à decisão da taxa de juros pelo Banco Central Europeu (BCE) e aos dados do mercado de trabalho americano, principalmente o relatório de empregos payroll.

CONFIRA: Calendário Econômico do Investing.com

Os PMI japoneses e chineses de mês de fevereiro serão divulgados na segunda, enquanto os PMIs da Zona do Euro, Reino Unido, EUA e Brasil serão relevados na terça, assim como o Índice de Preços ao Produtor (IPP) na Europa e no Brasil.

Na quarta, a agenda inclui vendas no varejo na Europa, dados do setor externo, balança comercial, produção industrial e de veículos no Brasil. Ainda na quarta, os primeiros dados do mercado de trabalho americano serão apresentados, incluindo a variação de empregos privados ADP e oferta de empregos JOLTs.

Também será o primeiro dia de fala do presidente do Federal Reserve, o Banco Central dos Estados Unidos, aos congressistas dos Estados Unidos. O chairman do Fed, Jerome Powell, vai testemunhar perante o Congresso sobre o estado da economia e a situação relativa à política monetária.

“Tal como aconteceu com o seu comentário recente, ele provavelmente indicará uma vontade de eventualmente começar a afastar a política monetária de um território restritivo em direção a uma base mais neutra, mas as autoridades precisam de ver dados que justifiquem tal ação”, destaca o ING em relatório.

“Com o crescimento do PIB a acelerar, o mercado de trabalho a permanecer apertado e a inflação a correr muito rápido, há poucas perspectivas de um corte iminente nas taxas de juros”, pondera o ING.

As balanças comerciais da China e dos Estados Unidos serão monitoradas de perto na quinta, assim como dados do setor público no Brasil, e juros na Zona do Euro.

Ainda finalizando a semana, a sexta será de dados de empréstimos bancários no Brasil, Produto Interno Bruto (PIB) na Zona do Euro, inflação ao consumidor e produtor chinesas, assim como payroll e desemprego nos EUA.

Até essa sexta, 01º de março, o Boletim Focus não constava na agenda oficial do Banco Central. Os colaboradores da autoridade monetária não têm divulgado a publicação no dia em que era comum, na segunda, em meio a pressões para reivindicação de seus salários. Por isso, os indicadores de setor externo, público e de empréstimos também podem ter suas datas revisadas.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

h2 Payroll em destaque/h2

O foco dos investidores estará na sexta, com destaque para o payroll e taxa de desemprego nos Estados Unidos. Thomas Monteiro, estrategista-chefe do Investing.com, após a enorme surpresa da última leitura do mercado de trabalho nos EUA, a expectativa é do mercado é de que as contratações voltem para a curva sustentada de consolidação do ciclo iniciada na segunda metade do ano passado.

“Isso significa que se espera que o desemprego aumente por cerca de 0,1%, se aproximando dos 4%, que é um bom ponto de equilíbrio entre crescimento econômico e controle das pressões inflacionárias”, destaca Monteiro.

No entanto, o especialista indica que a possibilidade de um crescimento maior do que o esperado é bastante alta neste momento, diante dos dados econômicos mais recentes no país, assim como os balanços do setor privado.

“Além disso, a atual subida no apetite de risco nos EUA é um fator a ser levado em consideração – já que diversas empresas já têm buscado crescimento nos moldes do que vimos em 2021”, completa Monteiro.

O estrategista destaca que, levando em conta os atuais níveis das ações e os últimos dados de inflação, tal surpresa pode ser um problema para o mercado acionário à medida que reforça a narrativa de que Powell deve manter os juros altos por mais tempo. “Isso ocorre por dois motivos: O primeiro seria o fato de a economia não precisar de estímulos no momento e o segundo seria o fato de que as pressões inflacionárias advindas de um mercado de trabalho muito forte devem continuar pressionando a economia”, conclui.

h2 Agenda de balanços/h2

Na próxima segunda, a distribuidora Vibra Energia (BVMF:VBBR3) divulga seus resultados financeiros referentes ao quarto trimestre do ano passado, assim como a rede de farmácias Pague Menos (BVMF:PGMN3) e a Technos (BVMF:TECN3). Na terça, é a vez da Alupar (BVMF:ALUP11), PetroRecôncavo (BVMF:RECV3), Raia Drogasil (BVMF:RADL3), GPS Participações e Empreendimentos (BVMF:GGPS3) e Neogrid (BVMF:NGRD3).

A quarta será o dia mais movimentado da semana, com CSN (BVMF:CSNA3), CSN Mineração (BVMF:CMIN3), Lojas Quero-Quero (BVMF:LJQQ3), Dexco (BVMF:DXCO3), Valid (BVMF:VLID3), Taesa (BVMF:TAEE11), 3R Petroleum (BVMF:RRRP3), Iochpe-Maxion (BVMF:MYPK3), Grupo Mateus (BVMF:GMAT3), Guararapes (BVMF:GUAR3), Log-In (BVMF:LOGN3), Lavvi (BVMF:LAVV3), Livetech da Bahia Indústria e Comércio (BVMF:LVTC3), d1000, Profarma (BVMF:PFRM3), Oceanpact (BVMF:OPCT3), SLC Agrícola (BVMF:SLCE3), Allpark (BVMF:ALPK3) e Ferbasa (BVMF:FESA4).

Mas o destaque da semana será na quinta, com o balanço de Petrobras (BVMF:PETR4). Além da estatal de petróleo, reportam os dados trimestrais Arezzo (BVMF:ARZZ3), Fleury (BVMF:FLRY3), Companhia Brasileira de Alumínio (BVMF:CBAV3), Ouro Fino (BVMF:OFSA3), SYN Prop e Tech (BVMF:SYNE3), Track & Field (BVMF:TFCO4), Zamp (BVMF:ZAMP3) e Petz (BVMF:PETZ3).

Quer escolher as melhores ações do Brasil ou de mercados globais? Se você quer ampliar sua rentabilidade, o InvestingPro é para você. A plataforma contempla:

  • Informações como projeções de lucro por ação (LPA) e receita das ações brasileiras e internacionais
  • Histórico do que era previsto como LPA e receita e o que foi de fato reportado
  • Gráficos que mostram a trajetória do dividend yield (DY) e perspectivas de pagamentos de dividendos
  • Insights completos com o Protips. As Protips são uma nova ferramenta do InvestingPro, que fornece insights rápidos e descomplicados sobre as companhias, visando otimizar e dar mais embasamento para a tomada de decisões dos investidores.

Leitores de nossas matérias têm acesso a um desconto especial nos planos Pro e Pro+ de um e dois anos. Basta usar o cupom INVESTIR . Se tiver dúvidas ou problemas relacionados aos descontos, basta entrar em contato com a equipe.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações