Calendário Econômico: PIB no Brasil e nos EUA, além de PCE, marcam a semana

Investing.com  |  Autor Jessica Bahia Melo

Publicado 23.02.2024 16:57

Atualizado 25.02.2024 18:00

Investing.com – Investidores conhecem na próxima semana indicadores do Produto Interno Bruto (PIB) no Brasil e nos Estados Unidos, além do indicador de inflação preferido do Federal Reserve (Fed), o banco central americano, o Índice de Preços (PCE). Além disso, o período será de continuidade da temporada de balanços, com destaques como a Berkshire Hathaway, Ambev, BRF, XP e Americanas.

CONFIRA: Calendário Econômico do Investing.com

h2 Atividade econômica/h2

A segunda preliminar do Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos referente ao quarto trimestre de 2023 será divulgada na quarta (28), enquanto o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulga o indicador completo brasileiro na sexta (01º).

“No último trimestre de 2023, o ritmo de crescimento anual deve ter permanecido estável (em comparação com o trimestre anterior). Em particular, estimamos que o setor de serviços manteve o crescimento anual de 1,8%, enquanto a indústria deve ter registrado alta anual 1,7% (ante 1,0% no 3T23) e o setor agropecuário deve seguir desacelerando, com alta de 5,6% (ante 8,8% no 3T23)”, destaca o Itaú BBA, que estima um PIB brasileiro de 2,9% para o ano como um todo, com agropecuária puxando boa parte da alta, seguida pelo setor de serviços e indústria.

ACOMPANHE: Calendário da Temporada de balanços

h2 Outros dados importantes/h2

O Índice de preços PCE de janeiro será divulgado na quinta (29), sendo o indicador de inflação favorito do Fed. A expectativa do ING é de uma alta de 0,4% em termos mensais para o núcleo. “Os mercados financeiros voltaram a fixar preços de 75-100 pontos base em cortes nas taxas de juro do Fed este ano, tendo favorecido 150-175 pontos base apenas há algumas semanas”, recorda o ING, em nota, mencionando a resiliência da atividade, do mercado de trabalho e da inflação, o que sugere uma “improvável uma mudança iminente”.

Na segunda (26), o Japão divulga o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) e o Banco Central brasileiro informa dados de mercado aberto. Na terça (27), é a vez do IBGE apresentar o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) de fevereiro, considerado a prévia da inflação oficial, além dos dados de setor externo do BC.

Na quarta (28), a Fundação Getulio Vargas apresenta o Índice Geral de Preços-Mercado (IGP-M) e a autoridade monetária brasileira as estatísticas monetárias e de crédito.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Na quinta (29), o IBGE divulga a taxa de desemprego brasileira e o Banco Central as estatísticas fiscais. PMIs dos EUA, Japão e China entram no radar.

Na sexta (01º), a Zona do Euro vai contar com dados de desocupação nos países que fazem parte do bloco. O fechamento da semana terá PMIs da Zona do Euro, Reino Unido, Brasil e novamente EUA.

h2 Temporada de balanços/h2

Os dados referentes ao quarto trimestre de 2023 serão apresentados por uma série de companhias brasileiras na próxima semana.

Na segunda (26), é a vez de AES Brasil (BVMF:AESB3), BRF (BVMF:BRFS3) e Americanas (BVMF:AMER3), sendo que a varejista brasileira apresenta dados referentes aos primeiros três trimestres do ano passado, o que foi adiado da segunda passada. No mesmo dia, Berkshire Hathaway (NYSE:BRKa), empresa de investimentos de Warren Buffett, apresenta primeiro balanço após a morte de Charlie Munger, investidor-sócio do megainvestidor.

Na terça (27), é a vez da XP (BVMF:XPBR31), Engie (BVMF:EGIE3), Marcopolo (BVMF:POMO4) e Porto Seguro (BVMF:PSSA3).

Na quarta (28), Suzano (BVMF:SUZB3), Ultrapar (BVMF:UGPA3), C&A Modas (BVMF:CEAB3), Odontoprev (BVMF:ODPV3), Intelbras (BVMF:INTB3), Kepler Weber (BVMF:KEPL3) e Salesforce.com (BVMF:SSFO34) (EUA).

Na quinta (29) é vez de Ambev (BVMF:ABEV3), Copel (BVMF:CPLE6), MRV (BVMF:MRVE3), Grendene (BVMF:GRND3) e HBR Realty (BVMF:HBRE3). Na sexta (01º), Cosan(BVMF:CSAN3).

------------------------------------------------------------------------------------------------

Se você quer acompanhar a temporada de balanços para alavancar seus ganhos com empresas listadas no mercado nacional ou internacional, incluindo XP, Berkshire, Ambev e muitas outras, o InvestingPro é para você. A plataforma contempla:

  • Informações como projeções de lucro por ação (LPA) e receita das ações brasileiras e internacionais
  • Histórico do que era previsto como LPA e receita e o que foi de fato reportado
  • Gráficos que mostram a trajetória do dividend yield (DY) e perspectivas de pagamentos de dividendos
  • Insights completos com as Protips. São uma nova ferramenta do InvestingPRO, que fornecem insights rápidos e descomplicados sobre as companhias, visando otimizar e dar mais embasamento para a tomada de decisões dos investidores.

Leitores de nossas matérias têm acesso a um desconto especial de 10% nos planos Pro e Pro+ de um e dois anos. Basta usar o cupom INVESTIR . Se tiver dúvidas ou problemas relacionados aos desconto, basta entrar em contato com a equipe.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações