CEO da BlackRock diz que Fed "agressivo" pode levar a achatamento da curva de rendimentos

Reuters

Publicado 18.01.2022 13:38

NOVA YORK (Reuters) - Um ritmo acelerado de ajuste na política monetária para conter a inflação nas alturas pode levar a um achatamento da curva de rendimentos dos títulos do Tesouro norte-americano, disse Larry Fink, chefe da BlackRock Inc (NYSE:BLK), maior gestora de ativos do mundo.

"Acho que a curva de juros vai se achatar, sabe, e posso até ver se o Federal Reserve for muito agressivo... posso ver uma curva de juros (com inclinação) negativa", disse Fink à CNBC em entrevista nesta terça-feira, de acordo com uma transcrição.

O formato da curva de rendimento revela as expectativas de investidores para o crescimento e a política monetária dos EUA. Uma postura agressiva do banco central dos EUA, planejando aumentos de juros mais cedo do que o esperado, elevou as taxas de curto prazo, achatando a curva.

Uma curva negativamente inclinada, ou invertida, é um fenômeno considerado má notícia para as perspectivas econômicas de curto prazo e no passado pressagiou recessões.

"O formato da curva de juros será a questão crítica que determinará a economia", disse Fink.

O presidente executivo da BlackRock --maior gestora de ativos do mundo, que em 31 de dezembro tinha 10 trilhões de dólares sob seu guarda-chuva-- acrescentou esperar que a inflação fique mais alta e que o Fed se mostre "agressivo" nos próximos dois anos.

Às 13h25 (de Brasília) nesta terça-feira, o yield do Treasury de dois anos --que reflete apostas para os rumos das taxas de juros de curto prazo-- tinha alta de 6,30 pontos-base, a 1,0323%. A taxa superou 1% pela primeira vez desde o início da pandemia, o que corroía ainda mais a vantagem de rendimento que os títulos de prazo mais longo geralmente detêm sobre os de prazo mais curto.

Ao mesmo tempo, a diferença entre os rendimentos dos Treasuries de dez e dois anos --vista como um indicador de expectativas econômicas-- caía 1,18 ponto-base, a 81,05 pontos-base.

O spread entre as taxas dos títulos de 30 e cinco anos recuava 2,69 pontos-base, a 53,86 pontos-base.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações