China deixa taxas de juros inalteradas em meio à fraqueza do Yuan

Investing.com  |  Autor Ambar Warrick

Publicado 19.09.2022 23:18

Por Ambar Warrick

Investing.com-- O Banco Popular da China (PBoC) manteve as taxas de juros na terça-feira, enquanto busca encontrar um equilíbrio entre afrouxar a política monetária e conter mais perdas em um yuan já enfraquecido .

O banco manteve em 3,65% a taxa prime de empréstimo de um ano, que determina as taxas de juros que os maiores bancos do país cobram de seus clientes, enquanto a taxa de cinco anos, que incide sobre hipotecas, foi mantida em 4,30%.

A medida ocorre depois que o banco central cortou inesperadamente as taxas de empréstimo em agosto, em uma tentativa de sustentar o crescimento econômico que foi severamente impactado pelos bloqueios relacionados à covid este ano.

Mas o movimento prejudicou o yuan, que caiu abaixo do nível 7 em relação ao dólar americano este mês. A depreciação adicional do yuan pode ter consequências de longo alcance para a economia chinesa, dado seu alto volume de comércio exterior.

O yuan subia 0,09% às 8h04 (horário de Brasília), cotado a US$ 7,0131.

O PBoC agora precisa manter um delicado equilíbrio de afrouxar a política para estimular o crescimento econômico, ao mesmo tempo em que não garante mais depreciação do yuan. Isso fez com que o PBoC fixasse seus pontos médios diários do yuan em níveis extremamente otimistas nas últimas semanas, embora o movimento tenha feito pouco para impedir as perdas no yuan.

Na segunda-feira, o banco cortou uma taxa de recompra e injetou mais liquidez na economia para sustentar o crescimento.

Mas o yuan também está sob pressão de um abismo crescente com as taxas de empréstimos no exterior, em meio a uma enxurrada de aumentos de taxas pelos bancos centrais globais para compensar o aumento da inflação.

O Federal Reserve dos EUA deve aumentar ainda mais as taxas nesta semana. As taxas de juros no país já estão em seu nível mais alto desde a crise financeira de 2008. Outros bancos centrais na Europa e na Ásia também devem aumentar as taxas.

Fed: Decisão de juros é aguardada após inflação de agosto descalibrar expectativas

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações