Citigroup frustra previsões de lucro devido a maiores provisões

Reuters

Publicado 13.01.2023 14:52

Por Mehnaz Yasmin e Carolina Mandl

(Reuters) - O Citigroup (BVMF:CTGP34) (NYSE:C) reportou queda de 21% no lucro trimestral nesta sexta-feira, abaixo das previsões, em meio a maiores provisões para perdas esperadas com calotes e queda na receita em banco de investimento.

O medo de recessão levou o Citi a adicionar 640 milhões de dólares às suas provisões no quarto trimestre. Em 2021, o banco havia revertido 1,37 bilhão de dólares de suas provisões, após perdas com empréstimos ligadas à pandemia não se materializaram.

"Nosso cenário base ainda é uma recessão leve no fim de 2023", disse o diretor financeiro Mark Mason a jornalistas, acrescentando que o orçamento de consumidores e empresas seguem fortes e o núcleo da inflação "parece estar muito rígido".

Em uma base ajustada, o Citi lucrou 1,10 dólar por ação no quarto trimestre, ante estimativas de 1,14 dólar por ação, segundo a Refinitiv.

No ano passado, o Federal Reserve elevou a taxa de juros em 4,25 pontos percentuais para domar a inflação, elevando temores de desaceleração econômica. O aperto do Fed ajudou o Citi a registrar aumento de 61% na receita líquida de juros ao cobrar taxas mais altos sobre os empréstimos a clientes.

Ainda assim, a postura agressiva do banco central dos EUA, juntamente com a guerra na Ucrânia e as crescentes incertezas econômicas, abalaram os mercados financeiros e desaceleraram a atividade de negociações. Isso fez a receita em banco de investimento do Citi cair 58%.

Mas a elevada volatilidade levou clientes a reposicionarem carteiras, ajudando os negócios de mercado do Citi e gerando um aumento de 6% na receita, a 18 bilhões de dólares. Sob a presidente Jane Fraser, o Citi deixou alguns mercados no exterior e aumentou a lucratividade em relação aos pares.

Mason disse que a saída do banco de varejo mexicano do Citi, Banamex, está bem encaminhada, embora não possa prever quando o negócio será concluído. O Citi está tentando vender a unidade, mas considera uma possível oferta de ações (IPO).

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações