Confiança da construção cai 1,4 ponto em abril, para 95,2 pontos, aponta FGV

Estadão Conteúdo

Publicado 25.04.2024 05:45

Atualizado 25.04.2024 09:12

Confiança da construção cai 1,4 ponto em abril, para 95,2 pontos, aponta FGV

O Índice de Confiança da Construção (ICST) caiu 1,4 ponto em abril, para 95,2 pontos. Em médias móveis trimestrais, o ICST recuou 0,2 ponto. As informações foram divulgadas nesta quinta-feira, 25, pela Fundação Getulio Vargas (FGV).

"Nos últimos meses, diferentes forças afetaram negativamente a evolução da confiança setorial, contribuindo para manter o indicador abaixo do nível de neutralidade (100)", afirma a coordenadora de Projetos da Construção do Ibre/FGV, Ana Maria Castelo, em nota.

As perspectivas conservadoras para a taxa de juros e dificuldades fiscais do governo provavelmente contribuíram para diminuir o otimismo das empresas, sem, no entanto, reverter as projeções de crescimento em 2024, pondera.

Nas aberturas, o Índice de Situação atual (ISA-CST) manteve-se aos 94,1 pontos, mesmo resultado de março, sob influência da situação atual dos negócios, que subiu 0,4 ponto, para 93,9 pontos. O volume da carteira de contratos, por outro lado, cedeu 0,3 ponto, para 94,3 pontos.

O Índice de Expectativas (IE-CST) recuou 2,9 pontos no período, para 96,5 pontos, menor nível desde outubro de 2023 (96,2 pontos). Ambas as aberturas do IE-CST caíram: o indicador de demanda prevista para os próximos três meses caiu 2,5 pontos, para 98,0 pontos, e o indicador de tendência dos negócios nos próximos seis meses retraiu 3,2 pontos, para 95,0 pontos, menor nível desde outubro do ano passado (94,0 pontos).

O Nível de Utilização da Capacidade (Nuci) da Construção subiu 1,6 ponto porcentual em abril, para 79,9%. O NUCI de Mão de Obra avançou 1,6 ponto porcentual, para 81,3%, e o NUCI de Máquinas e Equipamentos subiu 1,1 ponto porcentual, para 74,6%.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações