Crescimento econômico francês desacelera no terceiro trimestre

Investing.com  |  Autor Scott Kanowsky

Publicado 28.10.2022 04:32

Atualizado 28.10.2022 07:43

Por Scott Kanowsky

Investing.com --A economia francesa cresceu a um ritmo mais lento no terceiro trimestre, de acordo com dados preliminares do Instituto Nacional de Estatística e Estudos Econômicos na sexta-feira, enquanto os gastos dos consumidores estagnaram em meio a inflação e as exportações desaceleraram.

Produto interno bruto na segunda maior economia da zona do euro se expandiu em 0,2% durante o período, abaixo da segunda leitura de 0,5%, mas de acordo com as expectativas.

O crescimento do consumo das famílias permaneceu inalterado, ficando abaixo de um aumento trimestral anterior de 0,2%. As despesas com acomodações e transporte caíram acentuadamente, enquanto o consumo de alimentos caiu pelo terceiro trimestre consecutivo, num sinal de que um recente aumento da inflação - que saltou mais do que o esperado em outubro para 7,1% em uma base harmonizada da UE - está levando os consumidores a controlar os gastos.

Enquanto isso, o comércio exterior cortou 0,5% do PIB devido a uma forte contração nas exportações de serviços, como um surto pós-pandêmico no turismo visto no início deste ano diminuiu.

Mas esta queda foi parcialmente compensada por uma recuperação nas exportações de equipamentos de transporte, o que os analistas da ING sugeriram que poderia significar que as restrições da cadeia de abastecimento estão começando a se dissipar. As importações, em particular de eletricidade e bens de capital, também foram mais fortes.

"De modo geral, os números indicam que, apesar do consumo lento e de uma forte queda no ritmo das atividades relacionadas ao turismo, a atividade econômica está se mantendo bem na França, graças, em particular, a melhorias nas tensões da cadeia de abastecimento", disseram os analistas da ING.

Mas eles advertiram que um nível elevado de estoques e uma deterioração na carteira de pedidos pode atingir as exportações no quarto trimestre, enquanto a inflação continuará a pesar sobre os gastos.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações