Crescimento empresarial da zona do euro desacelera em junho com alta de preços

Reuters

Publicado 23.06.2022 07:35

LONDRES (Reuters) - O crescimento empresarial da zona do euro desacelerou significativamente este mês - e bem mais do que o esperado - uma vez que os consumidores preocupados com o aumento das contas optaram por ficar em casa e adiar as compras para economizar dinheiro, mostrou pesquisa nesta quinta-feira.

O Índice de Gerentes de Compras Composto (PMI, na sigla em inglês) do S&P Global, visto como um bom indicador da saúde econômica geral, caiu para 51,9 em junho de 54,8 em maio, muito abaixo dos 54,0 previstos em pesquisa da Reuters e seu nível mais baixo desde fevereiro de 2021.

"O crescimento econômico da zona do euro está mostrando sinais de hesitação à medida que o impulso da demanda reprimida pela pandemia já está desaparecendo, tendo sido compensado pelo choque do custo de vida e pela queda da confiança dos consumidores e das empresas", disse Chris Williamson, economista-chefe de negócios da S&P Global.

O índice composto de novos negócios caiu de 53,3 para 50,0, mínima de 16 meses e na marca que separa crescimento de contração.

O PMI de serviços afundou de 56,1 para 52,8, abaixo da expectativa de 55,5 e a leitura mais fraca desde abril de 2021.

Os fornecedores de serviços enfrentaram aumento dos custos de insumos a uma taxa quase recorde, forçando-as a repassar parte desse ônus aos clientes. O índice de preços de insumos subiu de 77,4 para 78,3 e só foi mais alto duas vezes nos 24 anos de história da pesquisa - em março e abril.