Erdogan diz que Turquia cortará taxa de inflação para 6% a 7%

Reuters  |  Autor 

Publicado 02.03.2019 12:00

Erdogan diz que Turquia cortará taxa de inflação para 6% a 7%

ISTAMBUL (Reuters) - O presidente turco, Tayyip Erdogan, disse neste sábado que a taxa de inflação da Turquia cairá para 6 a 7 por cento dos atuais 19 a 20 por cento, mas não esclareceu como pretende alcançar o objetivo.

Fazendo um discurso de campanha eleitoral na cidade de Rize, no nordeste do país, Erdogan não especificou um cronograma para seu plano de combate à inflação.

"As reservas internacionais do banco central turco eram de 100 bilhões de dólares (quando assumimos o cargo)", disse Erdogan. "Nós iremos mais longe com nosso banco central se fortalecendo novamente. A taxa de inflação cairá a 6 a 7 por cento. Uma taxa de inflação de 19 a 20 por cento não nos convém."

A inflação anual ficou um pouco acima de 20 por cento em janeiro e dados de segunda-feira devem mostrar uma ligeira queda para 19,9 por cento em fevereiro, mostrou uma pesquisa da Reuters na quinta-feira.

A incerteza política e a preocupação dos investidores com a política monetária de Erdogan levaram a uma venda generalizada da lira turca em 2018, fazendo com que a moeda caísse quase 30 por cento em relação ao dólar e empurrando a inflação para mais de 25 por cento em outubro.

A inflação tem sido persistentemente alta desde então, mas manteve-se abaixo da taxa de juros, que o banco central subiu 6,25 pontos percentuais, para 24 por cento em setembro.

(Por Sarah Dadouch)

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações