Ex-chairman do Fed Paul Volcker, domador da inflação, morre aos 92 anos

Reuters

Publicado 09.12.2019 13:58

Ex-chairman do Fed Paul Volcker, domador da inflação, morre aos 92 anos

Por Daniel Trotta e Jonathan Spicer

WASHINGTON (Reuters) - Paul Volcker --ex-chairman do Federal Reserve que controlou a inflação nos Estados Unidos nos anos 1980 e décadas mais tarde inspirou duras reformas em Wall Street após a crise financeira global-- morreu nesta segunda-feira aos 92 anos, de acordo com sua filha Janice Zima.

Volcker, que segundo Zima estava sofrendo de câncer de próstata, foi o primeiro a trazer status de celebridade ao cargo de banqueiro central dos EUA, atuando como chairman do Federal Reserve de 1979 a 1987. Assim como seu sucessor, Alan Greenspan, Volcker podia acalmar ou animar os mercados financeiros com apenas um vago murmúrio.

Em 2018, ele publicou um livro de memórias e expressou preocupação com a direção do governo federal dos EUA e a perda de respeito por ele.

Em 2009, Volcker começou a atuar como consultor financeiro do presidente Barack Obama e enfrentou uma série de turbulências financeiras, resgates do governo e consequências da recessão mais profunda desde a Grande Depressão dos anos 1930.

Ao trabalhar para ajudar a economia norte-americana a se recuperar da crise de 2008, ele propôs o que ficou conhecido como regra de Volcker, que impedia os bancos de fazer investimentos de alto risco com o dinheiro dos depositantes. Desde que Donald Trump, que é a favor de menos regulamentação, se tornou presidente em 2017, a regra está sendo revisada.

Em 2018, quando o presidente Donald Trump atacava regularmente o Fed, chamando a instituição de "louca" por aumentar a taxa de juros, Volcker aconselhou o atual chairman Jerome Powell a simplesmente ignorar as críticas.