Publicado 02.05.2018 10:08
Expansão da indústria do Brasil perde força no início do 2º tri por pedidos novos, mostra PMI
SÃO PAULO (Reuters) - A indústria brasileira perdeu força no início do segundo trimestre e registrou o ritmo mais fraco de expansão em três meses em meio ao enfraquecimento dos novos pedidos, mostrou nesta quarta-feira a pesquisa Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês).
No mês de abril, o PMI apurado pelo IHS Markit caiu a 52,3 de 53,4 em março. Apesar da perda de força, o indicador permanece pelo nono mês seguido acima da marca de 50 que separa crescimento de contração.
A diversificação de produtos e melhora da demanda as vendas mantiveram o ritmo de recuperação, mas o crescimento foi contido em abril pelas condições difíceis do mercado e pelo nível elevado de desemprego no país.
Diante disso, o volume de novos pedidos registrados em abril pelo setor industrial registrou o ritmo mais fraco de expansão desde janeiro.
O aumento das vendas foi sustentado pela melhora da demanda dos mercados externos, com a depreciação do real ajudando no movimento.
Por outro lado, o enfraquecimeto da moeda levou os materiais importados a ficarem mais caros para os fabricantes brasileiros, e o aumento dos preços dos insumos, o mais forte em quatro meses, foi impulsionado ainda pelas contas de energias e de seguros.
Mesmo assim empresas ofereceram descontos devido às pressões competitivas, o que compensou o repasse aos clientes das cartas de custos e levou a taxa de inflação dos preços de vendas para o nível mais fraco desde outubro.
Apesar da desaceleração do crescimento em abril, o IHS Markit destacou que os empresários do setor industrial permaneceram otimistas em relação ao futuro, com expectativas de estabilidade política, planos de investimentos e oportunidades para exportação.
(Por Camila Moreira)
Escrito por: Reuters
Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.