Fed confirma expectativa e eleva taxa de juros em 0,75 ponto percentual

Investing.com

Publicado 27.07.2022 14:49

Atualizado 27.07.2022 15:00

Por Leandro Manzoni

Investing.com - O Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês) do Federal Reserve (Fed) elevou nesta quarta-feira (27) a taxa básica de juros dos EUA após reunião de dois dias. O colegiado decidiu subir a taxa do fed funds em 0,75 ponto percentual (75 pontos-base - pbs), de 1,5%-1,75% para 2,25%-2,5%. A decisão foi unânime e assegurou nova alta de mesma magnitude na próxima reunião.

"...[Fomc] antecipa que próximas altas na taxa-alvo será o apropriado", diz o comunicado divulgado após a reunião.

A decisão foi em linha com 76,9% dos investidores que estimavam a elevação nessa magnitude, de acordo com a ferramenta Monitor da Taxa de Juros do Federal Reserve do Investing.com.

Além disso, a redução do balanço do Fed continua, segundo o comunicado, com venda de títulos do Tesouro e títulos hipotecários sob posse da autoridade monetária de acordo com o Plano de Redução do Balanço do Fed que foi divulgado em maio. 

LEIA MAIS: Bill Ackman afirma que Powell perdeu o mojo

h2 Contexto/h2

Os membros do Fed não se deixaram contaminar com a renovação da inflação ao consumidor recorde em junho. No mês passado, o nível de preços anual acelerou de 8,6% para 9,1%, acima da projeção de 8,8% do mercado.

"Inflação permaneceu elevada, refletindo desequilíbrio entre oferta e demanda relacionado à pandemia, preço dos alimentos e energia mais elevados e pressões externas de preços", diz o comunicado, que acrescentou a guerra como fonte de pressão adicional para elevação dos preços e para diminuição da atividade econômica global.

O risco de levar a economia dos EUA a uma recessão pesou para o colegiado, mesmo com números robustos do mercado de trabalho. A taxa de desemprego foi de 3,6% em junho, quando foram criados 372 mil postos de trabalho e com um aumento salarial médio por hora de 5,1% na base anual.  

"Indicadores de gastos e produção recentes desaceleraram", iniciou o comunicado a autoridade monetária. "O Comitê está preparado para ajudar o ritmo da política monetária conforme o apropriado se riscos emergentes possam impedir o Comitê de atingir seus objetivos", finalizou o comunicado, reforçando que seus membros vão levar em consideração dados e informações sobre condições de saúde pública, do mercado de trabalho, de pressões inflacionárias e expectativas de inflação antes de mudar o rumo da taxa de juros.

Os objetivos do Fed, cabe ressaltar, são ao mesmo tempo a busca pelo pleno-emprego e o combate à inflação.

O presidente do Fed, Jerome Powell, realiza entrevista coletiva para explicar detalhes da decisão e os próximos passos do Fomc. 

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Acompanhe a coletiva no Investing.com. AO VIVO: Powell explica última decisão de juros do Fed e próximos passos.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações