Fed: falta de orientação futura de juros deixa alguma incerteza nos mercados

Investing.com

Publicado 28.07.2022 01:48

Atualizado 28.07.2022 11:07

Por Alessandro Albano

Investing.com - O Federal Reserve (Fed) elevou ontem as taxas de juros em 0,75 ponto percentual pela segunda vez em dois meses, destacando a necessidade de "aumentos contínuos" nas próximas reuniões. No entanto, em entrevista coletiva, o chairman da autoridade monetária Jerome Powell não deu uma linha clara sobre a trajetória futura das taxas, afirmando que os aumentos serão decididos "caso a caso".

VÍDEO: Powell explica última decisão de juros do Fed e próximos passos

Como lembra Jason England, gerente global da carteira de títulos da Janus Henderson, o aumento de 150 pontos base nas duas últimas reuniões são "os maiores aumentos de taxas que ocorreram em um período de tempo muito concentrado desde a era Volcker no início dos anos 1980, o que é outro sinal de quão comprometido o Fed está em reduzir a inflação para a meta de 2%".

“A abordagem de tomada de decisão reunião a reunião, com a magnitude dos aumentos em função dos dados recebidos, deve-se ao alcance do nível neutro de 2,25-2,50%”, disse o gestor, salientando que “a direção da política de taxa de juros ainda é consistente com o resumo das projeções econômicas de junho".

Mas a falta de uma orientação futura clara deixa alguma incerteza nos mercados, explicou Jason England, então devemos ver "mais volatilidade no curto prazo".

"A reação inicial dos mercados de risco e de taxas de juro é positiva, pois consideram que o Fed tem agora mais credibilidade na sua campanha de combate à inflação", mas a médio prazo, se o Fed continuar a aumentar as taxas para um nível restritivo, a economia poderia entrar em recessão que "seria ruim para os mercados de risco e boa para os mercados de títulos".

LEIA MAIS - EUA: Economia entra em recessão técnica com queda de 0,9% do PIB no 2T22

Com os resultados dos balanços trimestrais das empresas americanas mostrando certa solidez nas perspectivas futuras, Federico Vetrella, estrategista de mercado da IG Italia, destacou que o Fed permanece ancorado “à sua missão de conter as pressões inflacionárias sem comprometer o crescimento da economia superaquecida dos EUA”. .

O especialista do IG acredita que o banco central norte-americano vai atingir "um pico de subida das taxas de juro durante a reunião de Setembro e depois começar - gradualmente - a reduzir a pressão sobre a economia para evitar uma possível recessão".

“Esperamos que as taxas atinjam um patamar em torno de 4% no final do ano com uma redução gradual da intensidade das altas que podem diminuir substancialmente no primeiro trimestre de 2023”, disse o estrategista.

 
 
 
Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações