Fed mantém taxas de juros entre 0% e 0,25%

Investing.com

Publicado 10.06.2020 14:42

Atualizado 10.06.2020 15:00

Investing.com - O colegiado do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês) manteve nesta quarta-feira, em decisão unânime, a taxa dos Fed funds inalteradas, no intervalo entre 0% e 0,25%, conforme esperava o mercado. A decisão veio após dois dias de reunião de política monetária iniciada na véspera, acompanhada pelas previsões econômicas dos membros do colegiado, a primeira desde dezembro e após a eclosão da crise do coronavírus.

A taxa vai se manter no atual patamar, de acordo com comunicado, até a economia se recuperar ao ponto de alcançar o máximo emprego e a estabilidade de preços - o duplo mandato da política monetária. Além disso, a autoridade monetária reiterou que vai utilizar todas as ferramentas necessárias para apoiar a economia.

As atenções agora estão voltadas ao comunicado da decisão e à entrevista virtual do chairman do Fed, Jerome Powell, para elucidar a avaliação dos membros do colegiado sobre a atual conjuntura econômica e os próximos passos da autoridade monetária para dar suporte à economia dos EUA em meio aos efeitos nefastos de combate à pandemia na economia.

Confira a entrevista ao vivo aqui no Investing.com às 15h30. Durante a entrevista, os investidores estarão atentos à avaliação do Fed da resposta à pandemia de coronavírus, além de buscar pistas para planos ainda em desenvolvimento para fortalecer e alongar a recuperação econômica.

Após a decisão, o Ibovespa diminuiu as perdas, seguindo uma menor aversão nos mercados em Nova York. O principal índice acionário brasileiro cai 0,69% às 15h20, após chegar a ter perdas de 1,67%. O dólar passou a cair, sendo negociado a R$ 4,8736, queda de 0,52%. A moeda americana era negociada a R$ 4,90 antes da decisão.

Comunicado

Os membros do Fed reconhecem que a pandemia de Covid-19 causa tremendos danos humanos e econômicos nos EUA e no mundo, com as medidas de isolamento social para conter o surto derrubando a atividade econômica e o nível de emprego. "A demanda mais fraca e os preços do petróleo significativamente mais baixos estão mantendo a inflação dos preços ao consumidor", diz o comunicado, que também reconhece a melhora das condições econômicas após as pacotes de estímulos para dar suporte à economia e o acesso ao crédito das famílias e das empresas.

O atual quadro econômico deve continuar na avaliação do Fed, pesando nos níveis de atividade econômico, emprego e de preços no curto prazo. Por isso, o colegiado vai continuar monitorando os dados econômicos e, também, os sanitários.

Para apoiar o fluxo de crédito para famílias e empresas, nos próximos meses, o Federal Reserve diz que vai aumentar sua participação em títulos do Tesouro e em títulos lastreados em hipotecas residenciais e comerciais no ritmo atual, sustentando assim o bom funcionamento do mercado. O comunicado reitera que o Open Market Desk continuará oferecendo operações de contratos de recompra de longo prazo overnight e a longo prazo, além de enfatizar que a autoridade monetária está preparada para ajustar seus planos conforme apropriado.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Dot-Plot: projeções econômicas

Além do comunicado, hoje teve a divulgação do dot-plot, um gráfico de pontos com projeções econômicas de cada membro do Fed. 

No dot-plot, o Fed prevê que PIB dos EUA contraia 6,5% em 2020. Em dezembro do ano passado, a previsão era de aumento de 2%. Fed prevê juros 0% nos EUA até 2022. Em dezembro do ano passado, o banco previa elevar os juros até 2%.

Segundo o dot-plot, os diretores do Fed acreditam em juros 0% neste ano e 2021, mas dois diretores apostam em altas em 2022. O mais agressivo vê juros de 1,00%-1,25%.

Além disso, o dot-plot revela que diretores do Fed vê economia americana subindo 5% em 2021 e 3,5% em 2022, após afundar 6,5% neste ano. Mas a recuperação do emprego vai demorar mais... EUA deverão ver o desemprego fechar o ano a 9,5% e cair para 6,5% em 2021 e 5,5% em 2022. Ainda longe das mínimas de 3,5% em fev/2020

 

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações