Fed mantém taxas de juros no intervalo entre 0% e 0,25%

Investing.com

Publicado 16.09.2020 14:52

Investing.com - O Federal Reserve mantêm a taxa básica de juros - Fed Funds - no intervalo entre 0% e 0,25% nesta quarta-feira, após dois dias de reunião de política monetária. O comunicado informa que as taxas vão permanecer neste patamar até a recuperação do mercado de trabalho, de acordo com um dos objetivos duplos do Fed. Em relação ao outro mandato, a decisão já reflete a nova abordagem de inflação, de trabalhar com uma meta de 2% e por um tempo moderadamente acima desse percentual.

De acordo com as projeções do banco central dos EUA, os juros devem permanecer no patamar de 0% até 2023. Dois diretores ficaram mais dovish em relação à reunião anterior e reduziram sua previsão de juros para 2022.

Além disso, a autoridade monetária ressaltou que continua monitorando os dados econômicos vindouros e que o colegiado "está preparado para ajustar a política monetária de acordo com o aumento do risco que impeça a obtenção dos objetivos". 

Além da manutenção da taxa, o Fed também diz que vai continuar a adicionar liquidez com compra de Treasuries e títulos hipotecários no ritmo atual até o retorno do funcionamento adequado do mercado.

Às 15h30, o presidente da instituição, Jerome Powell, concede entrevista coletiva para explicar a decisão. Acompanhe a fala de Powell no Investing.com.

O Fed reconhece a recuperação da atividade econômica e do nível de emprego nos últimos meses. "Mas, permanece a níveis bem abaixo do início do ano", diz o comunicado. 

Em relação à inflação, ela permanece em níveis baixos devido a uma demanda mais fraca e à uma queda significativa do preço do petróleo. Porém, afirma que as condições financeiras estão melhores, "refletindo em partes as políticas de suporte à economia e ao fluxo de crédito às empresas e famílias".

Junto ao comunicado, foi divulgado as projeções do Fed da economia para o final de 2020. Houve melhora nas projeções de PIB, emprego e inflação.

A economia dos EUA deve ter uma contração menor em 2020 ao projetado em junho, com a estimativa de queda de 3,7% ante 6,5% há três meses. Já a taxa de desemprego deve ficar em 7,6%, contra 9,3% projetado em junho, enquanto a inflação ao consumidor (PCE) deve ficar em 1,2%, contra 0,8% na estimativa anterior. Já o núcleo do PCE é estimado em 1,5%, contra 1% anteriormente.

Votaram favoravelmente à decisão Jerome H. Powell, John C. Williams, Michelle W. Bowman, Lael Brainard, Richard H. Clarida, Patrick Harker, Loretta J. Mester e Randal K. Quarles. Foi contrário à decisão, Robert Kaplan, que espera ser apropriado à manutenção da atual taxa até que o colegiado tenha confiança de que a economia tenha resistido à atual crise e está no caminho de atingir o duplo mandato da instituição de acordo com a nova abordagem de política monetária da instituição, mas preferindo que o Fed mantenha maior flexibilidade quanto ao manejo da taxa de juros. Kashkaari votou para manter os juros até o núcleo da inflação permanecer os 2% de forma sustentável.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

O mercado aguarda novidades no arsenal de instrumentos do Fed para estimular a economia sob a nova abordagem de inflação da autoridade monetária, de uma média 2% por um período de tempo maior ao de um ano.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações