Fed reflete danos econômicos da Covid enquanto olha para o longo prazo

Investing.com

Publicado 19.08.2020 14:51

Atualizado 19.08.2020 15:22

Investing.com - Os diretores do Federal Reserve deram mais clareza sobre como irão conduzir uma revisão anual dos objetivos de longo prazo e da estratégia de política monetária, além de reiterar que os estímulos continuam até que haja uma recuperação da economia, segundo ata da última reunião do colegiado da Fomc, realizada entre 28 e 29 de julho.

A ata divulgada nesta quarta-feira à tarde revela que os membros da instituição discutiram mudanças em sua estratégia de política monetária, ferramentas e prática de comunicação. Um dos consensos é o refinamento do comunicado após decisões da taxa de juros, que poderia ser útil e transparente em meio à mudanças de fundamentos vividos pela economia dos EUA  e global na última década - como taxa de juros baixa e pressões desinflacionárias.

Além disso, a ata traz uma menção de um diretor da autoridade monetária sobre riscos em relação à estabilidade financeira se a pandemia continuar, apesar de os diretores avaliarem que houve queda na volatilidade nos mercados. Os diretores do Fed também avaliaram que as informações econômicas disponíveis na reunião sugeriam um pico na recuperação econômica em maio e junho após o forte declínio de março e abril, mas sem ser suficiente para diminuir o nível de desemprego. A criação de postos de trabalho em maio e junho, de acordo com o payroll, apenas recuperou aproximadamente um terço dos empregos perdidos durante a eclosão da pandemia.

LEIA MAIS: Bullard, do Fed, diz que Wall Street está no nível certo enquanto EUA lutam contra riscos do vírus

Os mercados de ações dos EUA já estavam nervosos, aguardando a ata da última reunião de política do Federal Reserve em julho, quando as taxas de juros foram deixadas estáveis em quase zero. Na reunião, funcionários do Fed discutiram as consequências econômicas da pandemia viral em curso, que fechou negócios e custou a milhões de norte-americanos seus empregos.

Os traders e investidores estão procurando por quaisquer mudanças no pensamento do banco central sobre a recuperação econômica, especialmente considerando a melhoria dos empregos e outros dados econômicos que surgiram desde a reunião do Comitê Federal de Mercado Aberto no mês passado.

O Fed se comprometeu a não aumentar as taxas em um futuro próximo, até a inflação e os números do emprego se recuperarem. O banco central estabeleceu uma política de inflação média de cerca de 2%, mas parece disposto a aceitar uma taxa superior a esse nível. Agora, a inflação paira em torno de 1%, de acordo com a última medida do Departamento do Trabalho.

Enquanto as taxas de curto prazo são direcionadas para perto de zero, as taxas de juros reais de longo prazo se tornaram negativas. Isso fez com que o preço do ouro disparasse para um recorde acima de US$ 2.000 por onça, enquanto o dólar caiu contra outras moedas mundiais.

O que resta saber é se o Fed será mais acomodativo do que foi mesmo depois da crise financeira. Doze anos atrás, o Fed cortou as taxas para zero e as manteve assim por seis anos, muito depois de a economia e os mercados terem se recuperado.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

 

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações