Fed será mais rigoroso, mas inflação nos EUA deve continuar alta, diz Inter

Investing.com

Publicado 27.01.2022 14:58

Por Ana Beatriz Bartolo

Investing.com - A preocupação com a inflação nos Estados Unidos deve permanecer ao longo de 2022, segundo o Inter. O Banco espera que haja uma lenta desaceleração nos próximos meses, mas o indicador ainda deve terminar o ano acima da meta. Isso fará com que o Federal Reserve (Fed), o banco central americano, adote uma postura mais austera.

Nos últimos 12 meses terminados em novembro, o núcleo de inflação dos EUA, na métrica do PCE, acumulou 4,7%. Esse valor é mais do que o dobro da meta de 2021, que é de 2%. Esse aumento está relacionado com os gargalos na economia americana, com a escassez de insumos e aumento dos atrasos e dos custos de produção.

Para os próximos meses, o setor de serviços deve apresentar uma inflação acima do setor de bens, já que o seu custo tende a ser mais sensível ao custo elevado de mão de obra, explica o Inter. Os bens, por outro lado, devem manter uma paridade com o preço internacional, com as empresas ajustando as suas margens no lado da oferta.

Com esse cenário, o Inter espera que o Fed tenha um discurso mais hawkish e intensifique a contração monetária, com a redução do balanço e o aumento dos juros. Isso fará com que países com fundamentos externos mais frágeis possam apresentar um pior desempenho relativo.

A interpretação do Inter veio após a reunião do Fed que aconteceu esta semana. Segundo o comunicado publicado pela autoridade monetária americana, haverá uma alta nos juros no curto prazo, o que o Inter acredita que deve acontecer na próxima reunião dos dias 15 e 16 de março.

O Fed também anunciou que aumentará seu balanço com compras de US$ 20 bilhões em títulos do tesouro e US$ 10 bilhões em ativos ligados a hipotecas. A partir de março, o ritmo de aquisições será zerado e a redução do balanço deve iniciar no segundo semestre.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações