Fed será testado em 2021 à medida que vacinas impulsionam perspectivas econômicas dos EUA

Reuters

Publicado 15.12.2020 11:17

Por Ann Saphir

(Reuters) - Se 2020 foi o ano em que o Federal Reserve revisou seu plano de jogo para apoiar a economia dos Estados Unidos, 2021 será o ano em que sua nova abordagem será testada, caso uma vacina contra o coronavírus forneça o impulso que muitos analistas esperam.

Em sua última reunião de política do ano esta semana, o banco central dos EUA deve manter sua principal taxa de juros 'overnight' fixada perto de zero e sinalizar que ela permanecerá nesse patamar nos próximos anos. Muitos analistas também esperam novas orientações sobre por quanto tempo o Fed manterá seu maciço programa de compra de títulos.

A política monetária super flexível faz parte de uma estratégia de longo prazo que o Fed adotou em agosto para ajudá-lo a navegar em um mundo de juros persistentemente baixos que limita as opções do banco para combater desacelerações e dificulta o cumprimento de sua meta de inflação de 2%.

A ideia é neutralizar qualquer obstáculo prejudicial aos preços, deixando a economia aquecer mais do que no passado. O Fed agora planeja manter os juros perto de zero até que a economia alcance o pleno emprego e a inflação chegue ao patamar de 2% e esteja a caminho de superá-lo.

Retomar essa promessa ousada esta semana não parecerá fora de lugar em meio ao aumento alarmante dos casos de Covid-19 e mortes nos Estados Unidos, ameaçando paralisar uma recuperação ainda parcial. O mercado de trabalho recuperou apenas cerca de metade dos 22 milhões de empregos perdidos desde o início da pandemia.

Mas, no ano que vem, quando se espera que o lançamento amplo de novas vacinas contra o coronavírus torne gradualmente mais seguro jantar fora, viajar e retomar outras atividades suspensas durante a crise, a nova estrutura do Fed será testada.

Espera-se que o crescimento econômico se recupere, e com ele os ganhos de empregos, visões que provavelmente se refletirão nas novas projeções econômicas que serão divulgadas depois que o Fed encerrar sua reunião de dois dias na quarta-feira.

Mas o chamado "gráfico de pontos" das expectativas de juros do Fed, incluído nessas projeções, provavelmente mostrará que a maioria das autoridades ainda vê a taxa de juros em zero até 2023.