Fitch reafirma rating AA- do Reino Unido e altera perspectiva para negativa

Estadão Conteúdo

Publicado 05.10.2022 16:51

Atualizado 05.10.2022 20:27

Fitch reafirma rating AA- do Reino Unido e altera perspectiva para negativa

A Fitch reafirmou o rating do Reino Unido em AA- nesta quarta-feira, e alterou a perspectiva de estável para negativa. Em comunicado, a agência de classificação de risco diz que a mudança no panorama reflete a tentativa de cortes de impostos e possíveis déficits orçamentários mais altos. Em sua visão, o pacote fiscal grande e sem financiamento anunciado como parte do plano de crescimento do novo governo da primeira-ministra Liz Truss pode levar a um aumento significativo dos déficits fiscais no médio prazo.

Sem medidas compensatórias, o déficit fiscal ficará em 7,8% do PIB em 2022 e aumentará para 8,8% em 2023, projeta, antes de diminuir para 7,2% em 2024. "As pressões de gastos permanecem fortes devido à alta inflação no curto prazo, por exemplo, através da indexação de benefícios e pensões, e também devido a fatores estruturais em áreas como educação, assistência social ou saúde", avalia a Fitch.

A mudança na trajetória fiscal levará a dívida do governo geral a 109% do PIB até 2024, de uma estimativa de 101% em 2022, refletindo tanto déficits primários mais altos quanto perspectivas de crescimento mais fracas, afirma a agência. Os rendimentos dos títulos do governo aumentaram significativamente nos últimos meses, refletindo taxas de juros mais altas e incerteza quanto à estratégia fiscal, lembra.

O grande estímulo fiscal, anunciado sem medidas compensatórias ou uma avaliação independente do impacto macroeconômico e das finanças públicas, e a inconsistência entre a orientação da política fiscal e monetária diante de fortes pressões inflacionárias, na visão da Fitch, impactaram negativamente os mercados financeiros. Além disso, minou a confiança e a credibilidade da estrutura de política, uma força de classificação de longa data.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações